sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Os Incríveis Parques de Miss Liz

Miss Liz é a maior empreendedora do mundo no ramo dos parques de diversão, e agora seu projeto mais ousado é um concurso para escolher o próximo projeto que ela vai investir, com isso vários arquitetos tentam fazer o seu melhor para apresentar o melhor parque de todos!

Essa é a premissa d'Os Incríveis Parques de Miss Liz, criação do amigo Diego "Coronel Mostarda" de Moraes e primeiro jogo do novo selo Dijon Jogos.

No jogo somos os arquitetos contratados pela Miss Liz para pensar esse novo parque, para isso, durante 5 rodadas (em cinco jogadores), abrimos tiles que são lugares legais dos parques (atrações, quiosques, lojinhas de presentes entre outros) em um "mercado" e os jogadores usam ações para comprá-los alocando na sua planta do parque.

Seu projeto começa com a entrada do parque e 10 de grana.

O legal dos tiles é que eles funcionam em sinergia, se você construir uma atração perto de um quiosque de presentes ele vai te dar mais dinheiro do que se tiver separado, e por aí vai, então pensar a forma em que você vai alocar seus tiles é muito importante para o seu jogo fluir legal.

Outra coisa bacana é que você tem tiles da sua cor, da cor dos outros jogadores e de uma cor neutra.

Construir tiles da sua cor te garantem pontos, da cor dos amiguinhos, fica no zero-a-zero, mas construir tiles que não pertencem a nenhum outro jogador, te tira pontos no final, então você tem que ficar ligado, pois dá pra minimizar isso com um prédio, MAS se ao final da partida você não conseguir, pode ficar ruim.

Você precisa ir ao mercado para conseguir as atrações.

Um parque de diversões não é nada sem seu público, e não adianta ter um milhão de atrações sem trabalhadores, então uma das opções de jogada do turno também é comprar áreas de passagem para o público, que são primordiais para ganhar dinheiro e pontuar e trabalhadores, pois os tiles só funcionam se tiver com algum meeple neles.

O Diego pensou numa coisa bacana, o parque só funciona SE você conseguir ligar os tiles através dos acessos, até a porta de entrada, então você tem que ficar ligado nisso e em ter trabalhadores.

O jogo termina ao final da quinta rodada, onde contamos a pontuação baseada nos tiles, nas cartas de objetivos (você começa com uma e pode ter até três ao final do jogo) reduzindo empréstimos que tenham sido feitos e tiles neutros, quem tiver a maior pontuação leva.

Conforme seu parque cresce, precisa de gente circulando
e trabalhadores nos tiles.

O jogo está praticamente pronto, a arte, feita pelo João "Raulex" tá muito simpática, embora ache tudo meio "brancão" ainda (falando dos tiles que teoricamente já estão prontos), achei o tema bacana só falei pro Diego que "estamos planejando o parque, mas não podemos alterar nada" ficou meio fora do tema, que funcionaria mais como "já estamos construindo vários parques e a Miss Liz só vai pagar pelo melhor".

Na questão das regras a única coisa que eu achei molezinha demais foi na compra dos acessos e dos meeples, você pode com apenas uma ação comprar VÁRIOS ao mesmo tempo, acho que se ficar mais apertado precisaria de um planejamento maior.

Mas no geral, Os Incríveis Parques de Miss Liz é um jogo bacana, com uma pegada de leve pra médio, e que vai agradar legal aos jogadores mais cascudos, mas também vai servir como jogo de entrada para quem quer conhecer mais dos euros modernos.

No final você tem um parque grandão!

Nenhum comentário: