quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Overdrive



Em Overdrive os jogadores são bandas numa disputa interplanetária para saber qual é a mais bacana de todo o multiverso.

O jogo foi criado pela Bianca Melyna e pelo Moisés Pacheco de Souza, e tem como mecânica principal alocação de dados com uma pitada de set-collection.

Cada banda tem características próprias e é formada por 4 membros (dados) e em cada rodada o jogador rola seus quatro dados e pode alocá-los no tabuleiro principal, ou nas cartas de Hits, que também são espaços disponíveis.

No tabuleiro central, as "bandas" vão atrás de recursos.

Nos espaços do tabuleiro central podemos realizar diversas ações como mudar faces do dado, aumentar nossos níveis de grana, fama, orverdrive e fãs, além de conseguir contratar mais músicos (dados) para sua banda.

O jogador na sua vez, pega os seus dados e usa todos de uma vez para realizar as ações, e receber os benefícios dela, além das ações com os dados, existem algumas ações livres que você realiza usando grana, que são comprar hits, comprar novos músicos, rerrolar ou escolher a face dos dados e subir algum dos atributos.

Uma vez que você termina, passa para o outro jogador e assim vai até chegarmos nas Batalhas de Bandas, que acontecem ao final da terceira, sexta e oitava rodada.

Cada banda tem poderes especiais diferentes.

Nessas batalhas, os membros principais de cada uma delas (os quatro dados iniciais) vão disputar para receberem benefícios, então são rolados, e há uma disputa por cada símbolo.

O jogador inicial, escolhe dentre as faces que ele tiver superioridade para eliminar o dado de alguma outra banda, e passa para o próximo e por aí vai até que cada banda tenha feito isso duas vezes (são os dois Atos da Batalha).

Ao final, as faces restantes de cada banda vão conferir benefícios nas trilhas de atributos, a na Batalha final (da oitava rodada) os símbolos vão ser usados para os set-collections de final de jogo.

Além dos espaços fixos, os hits dão
diferentes áreas de alocação.

O jogo termina ao final dessa última Batalha e cada banda pega seus pontos de fama das trilhas de fama, fãs e overdrive, além das cartas de hits que foram compradas, do disco (bronze, prata, ouro e platina) que a banda conseguir e dos set-collections, e que tiver mais pontos é a melhor banda do multi-verso.

Os autores mandaram o protótipo com a variante das Cartas de Distorção, que também são bem bacanas e dão uma apimentada no jogo e estão como metas estendidas da campanha.

Eu achei o Overdrive um jogo leve, bem bacaninha, as bandas estão com homenagens legais e eu como sou particularmente fã de jogos de alocação de dados, acho que ele pode ser uma boa adição para quem curte essa mecânica.

Jogo bacana, leve, bom pra jogar com todo mundo.

Nenhum comentário: