segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Suburbia


Em Suburbia, você está desenvolvendo seu bairro para que ele se torne o mais popular em relação aos bairros vizinhos, e para isso você precisa investir em prédios comerciais, parques, aeroportos e outras obras.

No setup inicial, cada jogador vai começar com um Subúrbio (prédio verde), um Parque Comunitário (prédio marrom) e uma Indústria Pesada (prédio amarelo) e à partir deles que vamos crescendo o nosso bairro.

Em cada um dos nossos turnos podemos, comprar um tile entre os expostos no mercado, comprar um dos três prédios básicos (iguais aos iniciais), comprar um tile e transformá-lo em lago ou fazer um investimento que vai dobrar o efeito do prédio escolhido.

Objetivos abertos, mercado de tiles, grana do jogo
tudo pronto para começar a partida.

A cada novo prédio colocado no seu bairro, uma série de efeitos são disparados, mas basicamente você pode aumentar ou diminuir a sua quantidade de grana recebida ou de reputação.

Isso vai afetar em quanto você vai receber de dinheiro por rodada, e qual o seu avanço na trilha da população, que é o que marca seus "pontos", e você precisa saber dosar bem, pois avançar muito a população no início do jogo, faz com que você cruze linhas vermelhas, que fazem você perder grana e reputação.

Cada jogador começa com a sua trilha de grana e reputação
e três prédios básicos.

Uma coisa bem bacana no Suburbia, é o "slide" do mercado, sempre que você faz uma das ações, obrigatoriamente um dos tiles do mercado é excluído para a entrada de um novo, e ao ser excluído e isso faz com que eles vão barateando de uma rodada para outra, apesar de não ser algo inovador (como o mercado do Castles of Mad King Ludwig do mesmo autor), ele funciona muito bem.

Outra coisa legal é que ao colocar um tile, você pode afetar também no jogo dos outros jogadores, pois existem tiles que vão dar grana/gente mesmo sendo colocado no bairro vizinho, o que faz com que você precise estar sempre ligado no que os outros estão fazendo.

O jogo vai evoluindo enquanto as pilhas de tiles A, B e C vão se exaurindo, em determinado ponto da pilha C existe um tile "Mais uma rodada", que quando aparece marca que a rodada vigente vai terminar e teremos apenas mais uma antes que o jogo termine.

Cada bairro vai ficando com uma cara diferente.

Ao terminar o jogo temos o ajuste na trilha de poupulação baseado nos objetivos públicos e nos objetivos secretos, e também na conversão (5:1) de grana em população, quem estiver mais à frente na trilha é o responsável pelo bairro mais bacana.

Lançado em 2012, Suburbia chega agora ao Brasil trazido pela Paper Games, que já trouxe também a expansão Suburbia Inc. que traz novos prédios, novos objetivos, além das fronteiras, bônus e desafios para darem uma apimentada no jogo base (que já é bem bacana).

A expansão apresenta novas peças ao jogo.

Nenhum comentário: