quarta-feira, 10 de abril de 2019

Zombies!!!


Lançado em 2001 pela Twilight Creations, em Zombies!!! somos sobreviventes tentando chegar a um helicóptero que vai nos levar para longe de hordas de zumbis que estão tentando comer nosso cérebro, mas ao contrário do que se pensa, aqui ninguém quer trabalhar em grupo, e todos estão tentado passar a perna nos outros sobreviventes para não virar comida de morto-vivo.

O jogo tem um mapa que vai crescendo durante a partida, então ao início temos apenas o tile da praça central, na sua rodada a primeira coisa a ser feita é comprar um novo tile e acrescentar ao mapa já existente.

Cada tile tem sua particularidade, as ruas e cruzamentos são de boa, pois só aparecem zumbis conforme a sua quantidade de saídas, mas os mapas em que existem prédios, esses sim são perigosos, pois vem acompanhados por muito mais zumbis.

 No início, poucos zumbis e um mapa pequeno.

Mas por mais amedrontador que isso seja, aparecerem zumbis não é uma coisa tão ruim, depois de colocar o tile e aparecerem os zumbis o jogador faz as suas ações, você move seu personagem e caso chegue em algum espaço que tenham zumbis você os enfrenta.

Como eu disse, enfrentar zumbis não é de todo ruim, cada zumbi derrotado conta para você como uma pontuação, se algum jogador chegar a um total de zumbis mortos, o jogo pode acabar e esse jogador é o vencedor, mas as coisas não são tão simples assim.

As cartas dão uma movimentada (nem sempre)
boa ao andamento do jogo.

Zombies!!! tem cartas que modificam a ação dos jogadores, elas tem os mais variados poderes, e alguma podem servir para dificultar a vida dos amiguinhos, e claro, você pode acabar sendo devorado pelos zumbis e precisa reiniciar sua partida lá no tile central.

Depois de realizar todas as ações possíveis, os zumbis também se movem para cima dos jogadores, caso haja alguma carta de efeito em jogo ela é executada o jogador repõe sua mão e o turno para para o próximo sobrevivente.

O jogo flui dessa forma até que um dos jogadores consiga matar uma quantidade de zumbis ou se um deles conseguir limpar o tile de helicóptero (que aparece com 9 zumbis nele) e esteja no espaço central ao final do seu turno, conseguindo assim fugir e deixando seus "amigos" para serem devorados.

 Com a partida avançada, a tendência é o mapa ficar
infestado, e fica bem difícil a movimentação.

Zombies!!! foi o primeiro jogo do estilo que eu joguei quando comecei a conhecer os jogos modernos, ainda hoje acho divertido, ele tem milhões de expansões (mais de 15 atualmente) e cada um delas traz, além de novos tiles, mais cartas de ações, mas eu recomendo só a partida com o jogo base (e com umas house-rules) pois o jogo já é longo por si só.

Um fato curioso sobre ele, é que em 2012 quando o seu autor Todd Breitenstein faleceu vítima de um câncer, toda a comunidade no BoardGameGeek se juntou para dar nota 10 ao jogo, e assim fez com que ele chegasse ao topo do ranking, como uma homenagem póstuma ao autor.

 Quanto mais expansões, mais espaço você vai precisar
para a mesa de jogo (e mais paciência).

https://www.bucaneirosjogos.com.br/boardgames?utm_campaign=eaitemjogo_bannerlateral&utm_source=eaitemjogo&fbclid=IwAR3CY_QfbVZsOFS3lJbIQOo3pmdMUFdQrHhydn__sEZgaB5NQoCF53JGJQg

Nenhum comentário: