sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Calavera


Do mesmo criador do Carcassonne, Calavera é um roll-and-write com uma pegada diferentinha, onde os jogadores precisam ir longe nas suas trilhas para tentar pontuar, mas se forem longe demais começa a não valer à pena.

Os jogadores recebem sua ficha para marcação, que consiste em quatro linha e várias colunas, o jogador da vez rola seis dadinhos para a sua rodada, os dados tem as quatro cores indicadas na ficha, além de uma face com uma caveirinha e uma face com uma rosa.

Você tem direito a duas re-rolagens, o lance aqui é o seguinte, se não sair nenhuma caveirinha ao final das rolagens, o jogador da vez escolhe uma das cores ou a rosa (que serve como coringa) e marca na sua ficha a quantidade total de faces que saíram.

Se não saírem caveirinhas, o jogador da vez
se dá bem, caso contrário é bom pra todos.

O barato no Calavera é que se por acaso sair alguma caveirinha em qualquer momento da sua rolagem, o dado fica travado, e os outros jogadores vão poder usufruir dos dados não utilizados pelo jogador da vez, escolhendo também uma cor ou a rosa para marcar na sua trilha.

Mas não para aí, se na rolagem saírem três caveirinhas o jogador da vez não pode marcar nada, então as vezes vale a pena se contentar com uma rolagem meia boca para não ajudar demais os amiguinhos e pior, acabar não marcando nada.

Outra coisa bem legal do jogo, é que conforme você vai avançando nas colunas, elas vão valendo mais pontos, até um momento em que atingem seu ápice (com 10 pontos), e à partir daí vai decrescendo podendo até tirar pontos ao final do jogo.

Você vai marcando e tentando não passar das
colunas amarelas, para não perder pontos.

Mas como então você se livra dessa penalidade? Bem, você precisa "travar" as cores, para isso ao entrar nos espaços amarelos da ficha, você gasta duas ou três flores para travar aquela linha e não correr o risco de ser obrigado a marcar mais vezes nela e acabar perdendo pontos.

O jogo termina quando o primeiro jogador travar as quatro linhas, somam-se os pontos das linhas e pontos pelos quadrantes da ficha que forem fechados (o primeiro jogador a fechar um quadrante tem vantagem aqui) e quem tiver o maior somatório leva a partida.

Calavera não traz nada de muito novo, mas é muito gostoso de jogar, tem um viés de ficar marcando o amiguinho pra tentar fazer com que ele marque em linhas que ele acabará perdendo pontos que faz o jogo acabar tendo uma interação bem legal.

O jogo saiu lá fora com uma produção bem bonitinha
e bem que podia vir para o Brasil também.

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: