quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Maracaibo


Lançado esse ano, Maracaibo é o novo jogo de um dos meus designers preferidos atualmente, o Alexander Pfister (que inclusive já deu uma entrevista aqui pro site), e dessa vez ele nos leva ao Caribe do século XVII onde os jogadores precisam através de comércio e as vezes uso da força, aumentar a influência de Inglaterra, França e Espanha nesse território.

No mapa centra temos várias ilhas, os jogadores partirão de Havana e seguirão por um caminho, parando em cidades e vilas para cumprir demandas de recursos, realizar missões e assim conseguir também cumprir seus objetivos pessoais.

Cada jogador vai começar com um tabuleiro individual, alguns colonos "travando" determinadas melhorias, além de uma mão de quatro cartas.

 No seu navio vão fazendo melhorias e construindo
sua maquininha de pontos.

O jogo tem quatro rodadas, os jogadores na sua vez movem seus navios de um a sete espaços no tabuleiro, ao parar em uma cidade ou vila pode realizar as ações do local ou as ações do navio, repõe a mão (caso tenha usado cartas) e passa a vez.

As cartas são super importantes aqui, elas servem como recursos para as quests e para pagar por eventos nas cidades, além disso que você "construí-las" durante o jogo e elas servem como melhorias, aumentando recebimentos, dando algum bônus imediato ou desconto para compra de futuras cartas.

 A trilha de influência dos países no Caribe é uma
forma interessante de pontuar.

O seu navio também vai melhorando conforme você vai liberando os colonos, abrindo assim novas possibilidades de melhores ações ou pontos automáticos, então sempre que possível é legal você liberar os colonos.

O barato aqui no Maracaibo é que você tem um monte de decisões que aparentemente te confundem no início, mas conforme o jogo anda você vai conseguindo fazer sua maquininha de pontos e recebimentos fazendo seu jogo fluir melhor.

Quando o primeiro navio chega a Havana há o fechamento da rodada, uma série de efeitos de final de rodada acontecem e uma nova viagem se inicia para todos os navios, que mesmo que fechem a rodada longe de Havana começam novamente do ponto de partida do jogo.

 Os jogadores também podem se aventurar por dentro
da ilha, por caminhos que dão pontos e dinheiro.

O jogo roda assim até o final da quarta rodada, nessa os efeitos de fim de rodada são um pouco diferentes visando aumentar o fechamento de pontos, contam-se então pontos de vários quesitos e quem tiver mais à frente da trilha de pontuação é o vencedor.

Maracaibo é um jogaço, entra fácil no TOP3 do autor (junto com Mombasa e Great Western Trail) e solidifica o cara como um dos grandes designers da atualidade, o jogo tem ainda uma versão "legacy" contando uma historinha mas sem "estragar" o jogo, o que dá a ele uma cara diferente a cada partida.

As cartinhas, elemento super importante
dentro do jogo.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: