segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Diversão Offline Day >> Um dia para matar a saudade!


O Diversão Offline se firmou como o grande evento de jogos de tabuleiro no Brasil, estávamos caminhando para uma edição mega em 2020 mas aí o mundo deu essa cambalhota e ficamos sem o nosso evento, mas em 2021 o pessoal da Geek Carioca resolveu dar um jeitinho de matarmos a saudade e chegamos ao Doff Day.

No sábado dia 28 de agosto passamos mais de 7 horas juntos com palestras, lançamentos, mesas de jogos e de alguma forma matando a saudade tanto do evento quanto das pessoas por trás dele e como em 100% das edições, o E aí, tem Jogo? esteve lá junto e vamos dar uma passada no que aconteceu de mais legal.

A programação oficial começou ao meio-dia, mas desde 10:00h da manhã alguns produtores de conteúdo já estavam com atividades para os madrugadores, tivemos café da manhã com o pessoal do Joga em Dois, bate-papo sobre educação com a dupla do Mais que Jogos até um guia de como aproveitar melhor os eventos feito pelo pessoal da Lends Club.

A Bacolou e o Fabrício que abrilhantaram as
apresentações com seu carisma.

Ao meio-dia a abertura ficou por conta dos apresentadores que passaram o dia conosco, a Bacolou da Liga das Mulheres Tabuleiristas e o Fabrício do After Match que deram o pontapé inicial aos trabalhos que seguiram "non-stop" até pouco depois das 19:00h.

O primeiro painel foi dedicado aos autores nacionais e teve como host o querido Fel Barros e recebeu as ilustres presenças da Bianca Melyna, Sergio Halaban e Rodrigo Rego que trocaram ideia sobre mercado e criação de jogos num bate-papo muito divertido e gostoso de assistir.

Mais tarde rolou o uma convidada internacional, a grande Elizabeth Hargrave que gravou uma entrevista super descontraída para o amigo Rodrigo Manique (do Inteligências Lúdicas) falando muito de Wingspan, mas também do Mariposas e de outras curiosidades sobra a autora.

Grandes nomes do design nacional
durante o Painel Brasil.

O terceiro painel trouxe autores fantásticos (em todos os sentidos) para falar sobre Criação de Mundos e nele estavam presentes o Gustavo Domingues de host com a Karen Soarele, a Ana Cristina Rodrigues e o Leonel Caldela que falaram das suas inspirações e nos mostraram que para escrever bem precisa ter uma bagagem riquíssima de conhecimento e nisso o painel estava bem servido.

Depois um painel sobre Inclusão e Diversidade, que é um painel recorrente no evento mas que dessa vez conseguiu ser ainda mais inclusivo trazendo além da pauta LGBTQIA+ o tema da acessibilidade para pessoas com deficiência e estavam presentes aqui o Diogo Mathias (do Tabuleiro Inclusivo) em companhia do Elson Benfeito (do SeJoga), o Luiz Guilherme (da A Tenda Jogos), a Carol e a Livia (da Rainbow Meeple) e a ilustradora e jogadora de RPG Annita "Amedyr".

A simpaticíssima Elizabeth Hargrave numa
excelente entrevista.

E falando um pouco sobre essa acessibilidade e inclusão, esse ano tivemos pela primeira vez durante alguns painéis a tradução simultânea em libras feita pelo Rafael e pela Fabiana do pessoal do Tabuleiro Inclusivo, que chegam para somar e tenho certeza que daqui pra frente serão pessoas que estarão sempre por perto nos eventos da Geek Carioca pois fizeram um trabalho nota 10!

Finalizando a programação oficial tivemos um painelzão onde algumas figuras ilustres do RPG e do tabuleiro deram declarações de amor ao hobby dos jogos offline e foi muito legal ver o carinho de todos e ver como nossas histórias se cruzam no mesmo objetivo, que é estar junto e passar momentos agradáveis jogando com os amigos.

E como não podia deixar de ser, o Doff Day também teve editoras anunciando coisas que vão ser lançadas nos próximos meses e mesas de jogos (online) para a galera ir testando os lançamentos.

O painel sobre Criação de Mundos Fantásticos
só com feras da literatura do gênero no Brasil.

Entre um painel e outro tivemos a Meeple BR falando sobre os jogos Imperium (Classics e Legens), a Adoleta falando do Bernunças e o Fora de Ordem (que ainda não são os nomes oficiais), a Jambô contando do Tormenta Board Game, a TGM lançando o Dogodash e mostrando um pouco do Sushi Rush e do Dino Escape além da Retropunk falando dos seus novos RPG's e a Gamehives falando das expansões do Zurvivors e em primeira mão a expansão Viajantes para o Desejos do Sultão e as primeiras imagens do Fury of Gods.

Vale também citar aqui o Discord do Diversão Offline que ficou bombando com as mesas das editoras, inclusive com os parceiros da Bucaneiros que mesmo que não tenham conseguido liberação a tempo para painel de divulgação, estavam com a mesa do Peaky Blinders do Marcos Macri marcando presença.

Mesmo depois do final da programação oficial ainda tivemos uma segunda rodada dos produtores de conteúdo fazendo material extra, as meninas da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas trouxe convidadas mais do que especiais para falar sobre desenvolver jogos (ou comprar uma bicicleta), o povo do Boards & Burguers junto com o Gambiarra falando sobre trazer amigos pro hobby, enfim mais conteúdo até praticamente o final do dia.

Um painel recorrente (mas sempre necessário)
sobre Inclusão e Diversidade.

Vale deixar aqui registrado o trabalho de bastidor feito pelo queridíssimo Didi Braguinha que foi quem capitaneou todo o esforço para que o evento rodasse num nível de perfeição que surpreendeu a todos que sabem o quão duro é fazer um evento sem quase dar erro nenhum ainda mais dependendo de fatores como internet dos amiguinhos, o cara foi fora de série.

O Doff Day serviu para matar um pouco da saudade do corre corre dos eventos, do prazer que é estar junto dessa galera tão querida e serviu também para mostrar que a marca está aí na atividade pensando em soluções para esses tempos difíceis mais pronta para assim que possível trazer todos para a grande celebração dos jogos de mesa que é o Diversão Offline.

Um fechamento com uma turma apaixonada
declarando seu amor pelos jogos offline.

Nenhum comentário: