quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Hallertau


Em Hallertau os jogadores são agricultores em uma região na Baviera responsável por criar a lei de pureza da cerveja lá no século XIX, mas estamos falando de Uwe Rosenberg então isso é só pano de fundo para mais um (excelente) jogo de fazendinha.

Nesse temos um tabuleiro central de ações onde ficam também dispostos quatro decks de cartas, cada jogador tem um tabuleiro de estábulo (que serve também como contador de rodadas), um tabuleiro de campo, um tabuleiro do centro comunitário e uma caixinha de joias.

O jogo dura exatamente seis rodadas e em cada uma delas temos 10 fases onde duas delas é onde o jogo realmente acontece.

Uma panorâmica de como fica o jogo na mesa... Imponente!

As primeiras três fases são burocráticas de arrumar o tabuleiro de ações, receber novos trabalhadores e ganhar recursos das cartas de bônus, na fase de ações é que o jogo realmente começa.

Cada jogador tem sempre disponível uma quantidade de trabalhadores para usar na rodada, você pode (e deve) usar sabiamente mas sem precisar se preocupar em guardar para as rodadas posteriores pois sempre chegam mais.

No tabuleiro de ações temos 16 com espaços para usar de 1 a 3 trabalhadores além de 4 espaços onde compramos cartas que só podem entrar um ou dois trabalhadores, o que vale ressaltar aqui é a questão do aproveitamento dos trabalhadores.

No tabuleiro de ações quanto mais cedo você for, melhor.

Você para realizar a ação vai colocar trabalhadores lá e receber o que cada ação vai te dar, mas quanto mais cedo você for menos trabalhadores vai gastar, então pensar bem na melhor forma de fazer a sua rodada funcionar pode te render mais ações e em um jogo de cobertor curto é sempre bom otimizar o máximo que você puder.

Todo jogo gira em torno de conseguir recursos para avançar seu centro comunitário pois ao fazer isso você não só aumenta a quantidade de trabalhadores como também vai te render os maiores pontos de vitória ao final do jogo.

Mas a parada é tensa, pois pra conseguir mover um espaço do centro comunitário antes você precisa andar com os cinco prédios de produção e isso tem custos em recursos e também existem pedras no caminho (literalmente) então para avançar mais de um espaço na rodada você além dos recursos ainda vai precisar rolar essas pedras.

O lance é tentar otimizar para em algum momento avançar mais de um espaço.

A grande reclamação em relação ao Hallertau são as cartinhas, existem quatro baralhos no jogo, o de "portão" que vão te conceder uma troca tipo "se você tiver X recebe Y", as cartas de pasto que cada jogador começa com 6 pra marcar as rodadas mas também podem ser compradas, as de bônus que vão te dar coisas durante a fase de recursos e as de pontos.

O lance é que você sempre compra elas fechadas então não consegue se planejar, principalmente nas que ficam no pasto a que você abre na sexta rodada só vai te dar algum benefício se você tiver sorte, mas apesar disso essa situação não me incomodou a ponto de tirar pontos desse jogaço.

O tabuleiro de plantação é muito bem sacado.

O jogo segue nas suas seis rodadas com os jogadores fazendo malabarismos para conseguir extrair o máximo dos seus trabalhadores para conseguir recursos suficientes para pagar os avanços na fase do centro comunitário, ao final delas quem tiver mais pontos é o vencedor.

Hallertau tem praticamente todos os elementos que me fazem ser fã incondicional do Uwe Rosenberg, a questão das cartas apesar das reclamações de alguns amigos não me incomodou mesmo e acho que é contornável (já andamos conversando sobre isso) e pra mim mostra que apesar da falta de criatividade temática ele é um autor extremamente competente e sempre trazendo ótimos jogos.


Nenhum comentário: