segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Imigrantes



Segundo jogo do Led Bacciotti (mesmo autor do Marvel Battlegrounds) em Imigrantes os jogadores serão gerentes no início do século XIX contratando mão de obra para o crescimento econômico do país que apesar da recente abolição da escravatura prefere dar mais chances aos imigrantes do que aos brasileiros recém libertos.

Teremos três Eras no jogo que abrangem eventos que vão de 1888 até 1945 e que impactarão determinadas ações no decorrer do jogo. Em cada Era temos 4 fases onde os jogadores utilizarão seus gerentes e trabalhados para realizar ações.

No início do jogo recebemos um tabuleirinho pessoal composto de três áreas de ação (colheita de café, o pequeno mercado e uma cidade) com dois trabalhadores e dois gerentes, além disso temos o tabuleiro central com 8 ações principais do jogo.

A cada nova Era, Imigrantes vão chegando para serem contratados.

Ali serão abertas as cartas de evento e teremos a chegada dos imigrantes nos navios que chegam em cada uma das quatro fases e também temos disponível os tiles que vão ajudar a crescer os nossos domínios e servem para colocarmos os imigrantes que vamos contratando.

As fases tem uma dinâmica bem simples em funcional, na primeira parte todos os jogadores se revezam em colocar os seus gerentes para as ações, esses podem ser colocados tanto no tabuleiro central quanto nos tabuleiros individuais.

Depois que todos colocam seus gerentes as ações são executadas na ordem do tabuleiro onde a primeira é a contratação de novos imigrantes (que precisam ser alocados imediatamente), seguido pela colheita de café, produção de bens industrializados, taxação das cidades, ampliação do tabuleiro individual, favores políticos, contratação de mão de obra brasileira e finalmente a venda de produtos no mercado.

Os gerentes são colocados nas ações principais para depois elas serem executadas.

Dessas ações todas vale o destaque nos favores políticos, aqui os gerentes pagam para ter determinados benefícios como um gerente extra ou mexer no preço do café e/ou bens industrializados, além de poder fazer com que o trem no mercado esvazie dando assim espaço para sua venda caso a coisa esteja apertada.

E como falei do mercado aqui ele tem uma semelhança interessante com os navios do clássico Puerto Rico, no caso do Imigrantes são vagões de trem que vão se enchendo de produtos onde os jogadores que colocam primeiro tem vantagem enquanto os jogadores atrasadinhos tem prejuízo nos valores de venda, então é uma ação que precisa estar sempre ligado na produção dos amiguinhos.

Uma vez que todas as ações do tabuleiro principal são realizadas os jogadores que deixaram gerente(s) no seu tabuleiro principal podem realizar a ação de remanejamento dos imigrantes (que é uma forma de conseguir boas pontuações ao final do jogo) e também uma venda para o mercado pequeno.

Os imigrantes vão chegando e ocupando as vagas nos tiles pessoais dos jogadores.

Essa dinâmica se repete pelas quatro fases da Era que ao ser finalizada tem uma arrumação determinada para a Era seguinte onde entram novos eventos e segue-se dessa forma até o final da terceira Era onde o jogo termina e contam-se os pontos baseados na colocação dos colonos nos tiles e nos bônus recebidos pelas cartas de objetivos e o maior pontuador vence.

Imigrantes é um jogo bacana, um euro médio com boas sacadas e que tem o tema como pano de fundo presente mais nas cartas de evento do que durante o jogo e apesar de todo o capricho na arte espero que haja uma revisão significativa no manual do jogo para a versão final, pois jogamos muitas coisas erradas na primeira partida e só consegui realmente aproveitar o jogo depois de assistir as regras em vídeo do querido Romir (da Romir Playhouse).

Nenhum comentário: