segunda-feira, 20 de junho de 2022

Diversão Offline 2022


No último fim de semana (dias 18 e 19 de junho) aconteceu o Diversão Offline, uma edição que deveria ter acontecido em 2020 mas ficou maturando e encorpando por três anos para chegar em 2022 de um jeito e de uma importância sem igual.

Confesso que por conta da pandemia (que ainda não acabou, continuem se cuidando) ter tirado o evento de cena por esse tempo todo eu estava temeroso sobre como seria essa volta, se o público voltaria como tínhamos deixado em 2019, se quem começou a jogar durante o isolamento ia para conhecer, enfim muitos medos das coisas saírem de uma forma diferente do que gostaríamos, mas nem na expectativa mais otimista eu ia imaginar o que aconteceu nesses dois dias.

A edição de 2022 do Diversão Offline conseguiu bater seu recorde de público colocando mais de 8000 pessoas no Centro de Eventos PRO MAGNO que se mostrou um espaço excelente para as pretensões do DOff pois com uma área que é o dobro que foi o evento de 2019 conseguimos encher o pavilhão.


Um dos maiores estandes da feira, a Conclave não parou um segundo.

Todas as editoras estiveram presentes e é até difícil destacar alguma pois os estandes estiveram bombando o tempo todo, conversei com alguns diretores delas que nos disseram estarem temerosos de colocar muitas mesas e elas ficarem vazias mas que nos confessaram que acabaram tendo que alugar mais mesas pois as que tinham não estavam dando vazão.

E sendo o centro das atenções cada editora caprichou no seu estande, seja em um espaço mais reduzido ou com um mega espaço, todas elas conseguiram chamar a atenção de alguma forma e fazer com que o público sentasse e jogasse seus produtos.

Outro destaque também foi a quantidade enorme dos autores que estiveram no evento apresentando tanto jogos novos ou lançamentos desses últimos anos que não puderam ter o holofote merecido pela falta de estarmos perto mas que nessa edição foram compensados com muita gente tirando foto, pedindo autógrafos e principalmente comprando seus jogos.

Mais uma vez o salão com palestras necessárias para o hobby e para a vida.

Aliás, quem foi para comprar jogos se deu bem, todas as editoras estavam com promoções algumas bem impressionantes com jogos com mais de 50%/60% de desconto, não era raro você ver pessoas com várias sacolas de jogos andando pelo pavilhão.

Isso foi até algo que nos foi comentado e que acho que a organização poderia pensar para o próximo ano, muita gente sentiu falta de um guarda volumes.

A área de protótipos desse ano, que teve a curadoria da incrível Liga das Mulheres Tabuleiristas, estava com 10 mesas incríveis com jogos que iam de temas e mecânicas leves até os mais elaborados e como é uma das melhores características do evento, o público compareceu em peso para testar esses jogos que com certeza em breve estarão por aí nas lojas.

A área de protótipos bombou o tempo todo!

As palestras também tiveram destaque nos dois dias de evento, temas como educação, inclusão e claro pandemia não podiam deixar de estarem presentes e mesmo com alguns sustos no sábado (por conta técnica) a organização está de parabéns e fez um trabalho de primeira linha.

Mas eu não poderia deixar de falar que esse foi o evento para reencontrar velhos amigos e conhecer uma turma nova que chegou nesse tempo em que estávamos parados e quanta galera gente boa apareceu, fiquei realmente impressionado como o hobby cresceu, expandiu e abraçou todo o país trazendo uma diversidade que a gente precisa tanto nos jogos como na vida.

O Diversão Offline já tinha se consolidado como o maior evento de jogos de tabuleiro do país (quem sabe da América Latina), mas nessa edição de 2022 mostrou que mesmo com um (dolorido) hiato ele é um evento que veio pro protagonismo, para mostrar que é possível sim termos nos jogos de tabuleiro um hobby gigante, que venham os próximos!

Esse foi o evento dos jogos nacionais (aqui o Moises ensinando o Hokusai).
 

Nenhum comentário: