segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Session Report : Nov. 15 - Torre das Peças

Sábado fui prestigiar o mais novo evento no calendário lúdico carioca, a Torre das Peças. Como é um dia em que dedico meu tempo maior à família, só pude chegar lá no Bob's (ex-NotreDame) depois das 22:00h e não pude conhecer as novidades levadas pelo Rogério.

Comecei a noite ensinando para o Léo Rossi, Shamou e Fabio Formiga o DOG. Os times ficaram divididos comigo/Formiga e Léo/Shamou e a partida foi bem divertida com o Léo se irritando muito com as "shamouzadas" do próprio. O Léo teve que dar uma saída no meio do jogo e o Fel entrou no lugar dele, mas não mudou muito o panorama, acabamos ganhando por 8x5.


O tabuleiro do DOG versão Cacá.

Depois numa mesa comigo, Fel, Léo e Paulo jogamos um Stone Age. A partida já estava ganha antes mesmo de começar, afinal o Fel "ih, esqueci da comida" na mesa a disputa ficava pela segunda colocação. E o Léo fez bonito na primeira partida dele e se soubesse das malandragens do jogo poderia até quem sabe ter ganho, eu fiz minha maior pontuação e fiquei em terceiro com o Paulo em último.


O Stone Age é um dos tabuleiros mais bonitos. Foto BGG.

Hora de conhecer jogos novos, e uma mesa capitaneada pelo Cadu e que ainda contava comigo, Zé e Fel jogamos um Cave Troll. O jogo tem cara de RPG mas na verdade é um controle de área muito bacaninha. Temos 4 heróis fodões, 3 monstros, 1 tesouro e 9 cubras para colocar no tabuleiro e pontuar as salas, a colocação deles no tabuleiro se faz através de cartas que são sorteadas (você sempre tem duas opções de escolha) e temos 4 pontos de ação para isso e para mover a galera ou executar um poder especial.

A partida foi equilibrada, e como os trolls (que é o monstro mais sinistro) sairam logo no início as combos que dão uma pontuação alta ficaram meio intáctas para mim e para o Zé. Um descuido meu na hora de finalizar o jogo acabou fazendo com que o Zé fizesse mais uma pontuação e ganhasse o jogo, comigo em segundo, Cadu um ponto atrás e Fel em último.


A masmorra do Cave Troll. Foto BGG.

A segunda novidade da noite, o Fjords, foi apresentada pelo novo amigo (e parceiro de blog) Fábio Formiga. O joguinho é super rápido de explicar e muito interessante. Somos Vikings fazendeiros que querem ter terras maiores que os vizinhos.

Para isso jogamos com pequenos tiles hexagonais que vão formando uma ilha Viking, conforme colocamos eles (esquema Carcassonne) podemos optar em colocar uma das nossas fazendas até que todos os tiles acabem. Aí começa a segunda etapa do jogo, que é a demarcação do território, essa parte é bem corrida e interessante, pois rolam umas cubreadas para fechar o caminho do adversário. Essas duas fases acontecem 3 vezes, no final somam-se os pontos e quem tiver a maior ganha.


Pequenas fazendas vikings no Fjords. Foto BGG.

A nossa partida foi disputadíssima palmo-a-palmo nas duas primeiras rodadas, mas por uma colocação ruim na terceira etapa eu acabei ferrando meu jogo, mas mesmo assim a diferença final foi de 3 ou 4 pontos.

Depois retribuí a cortesia e ensinei para ele o Glik. O problema dos jogos abstratos é que você tem que entender a mecânica e só, como não tem tema e historinha isso as vezes afasta um pouco os jogadores, então acho que o Formiga não curtiu muito o jogo, uma pena pois acho ele bastante interessante e tenho jogado ele bastante até.


Mais uma versão do GLIK. Foto BGG.

Acabei não ficando até de manhã, mas saí um pouco antes disso só (hehehehheh) e o saldo foi super positivo, parabéns ao novo evento (valeu Fel e Warny) e que as coisas continuem animadas por essas bandas.

10 comentários:

Marceleza disse...

Fale cacá.. gosto muito do cave troll.. jogaram com a variante que ele pode se mover no tabuleiro ou ele só tranca a sala ??
Ótima resenha.. ainda vou fazer como o formiga e visitar a galera por estas bandas ! !

Abraço ! !

Cadu disse...

Cacá

Graças a você, o Fel e o Zé Colméia esta foi a melhor partida de Cave Troll que já joguei. Bastante disputada e divertida. Achei o jogo bem melhor agora. Acho que este jogo depende realmente do grupo.

E respondendo ao Marcelo nós não jogamos com os monstros alternativos, portanto o Cave Troll apenas fazia o seu estrago e trancava a sala definitivamente.

Também gostei do Shadows of Camelot. Em minha estréia joguei com o traidor (profetizado pelo Victor) e baguncei o jogo de todo mundo. Achei muito difícil os nobres vencerem com o traidor em jogo, mas posso estar enganado.

Grande abraço,

Cadu.

Fabio disse...

Grande Cacá,
Prazer conhecer você pessoalmente e todos que foram na Torre. O local é bacana e a farra do pessoal também.

O Dog eu não gostei muito mas foi divertido jogar com vocês.

A partida de Fjords realmente foi equilibra. Uma das coisas legais no jogo são os 3 turno que permitem fazer uma parcial de como está a pontuação. O resultado foi [Formiga 45 (13-15-17), Cacá 42 (13-15-14)].

O Glik eu gostei. De fato é abstrato mas isso não é ruim. Eu já tinha colocado ele na minha wishlist de homades e agora deu mais vontade de fazer.

Marceleza,
Pode vir que você não vai se arrepender.

Abs...

Cacá disse...

> Marcelo... cara, eu tava pra jogar o Cave a muito tempo, sempre me pareceu um jogo interessante e entrou pra minha lista de "jogos para fechar pacote"... heheheheh... Venha sim, o povo daqui é muito bacana (embora eu seja suspeito para falar)... =)

> Cadu... Boa partida mesmo, fiquei pensando em como poderia ter ganho na rodada anterior, mas são coisas de jogo... o Shadows é legal sim, mas eu confesso que dei uma saturada...

> Formiga... muito bom o Fjords, se não rolar um home-made dele com certeza vai pra mesma lista do Cave... Que bom que tu gostou do Glik, ele com 4 fica mais interessante pois fica bem congestionada a parada alí no meio...

Abraços a todos...

Warny Marçano disse...

Valeu, Cacá! Dessa vez não deu tempo de jogar o Betrayal, mas no próximo vê se leva hehe...
Outra questão pertinente (como diria o Victor hehe)...tem como vc marcar outra partida de Antiquity em algum outro dia que não seja o dia 21? hehehe
Abraços
Warny

Cacá disse...

> Warny... Falaê, realmente não deu pra jogar o Betrayal, tava querendo jogar alguns dos "casos" novos... =)

Quanto ao Antiquity, vai dar pra jogar sexta agora por que vou enforcar o feriado do dia 20, mas teoricamente à partir do dia 19 de dezembro vou entrar em recesso, aí pode ser que dê pra marcar outra sessão... vamos ver... =)

Fel disse...

Tenho que dar mais uma chance ao Cave Troll, mas confesso que não só estive disperso como achei a ordem das cartas preponderantes demais.

Quanto ao Stone Age, tinha que dar uma animada.

Em breve vou colocar o report "oficial" do evento no ar.

Abrax,

Fel

Leandro Zombie disse...

O Cave Trolls é muito divertido e o Stone Age é fora de série. Um dos melhores que já joguei. Na minha humilde opinião, é um jogo injustiçado pelo BGG.
Excelente escolha de jogos, Cacá!!

Cacá disse...

> Fel.. dá mais uma chance sim, o jogo é bacana, mas quando for jogar vê bem a mesa.. hehehehhee...

> Leandro... pois é, foram realmente boas escolhas na Torre, apesar de não achar o Stone Age isso tudo (prefiro muito mais o Tribune) o jogo é bem gostoso...

Abraços a todos...

Cadu disse...

Fel

Cave Troll é maneiro, passei a achar ele melhor agora. E essa da ordem das cartas ser preponderante não foi o que definiu o seu fracasso, principalmente porque veio muito parecido o jogo de todos.

Mas preponderante mesmo foi o Zé Colméia andar duas milhas com o Orc só para eliminar um "adventurer" meu. E o pior é que o cubra safada ainda ganhou.
Boa Zé ro Meia...

[]s,

Cadu.