quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Essen... o que temos para esse ano?

Outubro está chegando e com ele temos a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Internationale Spieltage SPIEL ou simplesmente a Essen (que é o nome da cidade onde ela é realizada).

Da minha lista do ano passado de esperas só não consegui jogar ainda o Republic of Rome, mas em contrapartida, conheci vários outros jogos muito interessantes que foram lançados em Essen, como Opera, Carson City e o Macao.

Para esse ano meu radar está apontando para os seguintes jogos :



Asara : Wolfgang Kramer - Abrindo a lista, um lançamento de um dos autores que eu mais gosto e que dessa vez vem com um jogo de work-placement (segundo o BGG) onde temos que construir a mais bela torre da cidade (como gosta de jogos de torre esse Kramer).



Cadwallon: City of Thieves : Laurent Pouchain / Pascal Bernard - Um jogo da AEG (Adventurers e Thunderstone) que vem credenciado mais pela beleza do que pela lida em regras e afins. Acho que o trabalho do Miguel Coimbra (Small World e Adventurers) vende qualquer jogo, por isso estou de olho nesse, vamos ver se o jogo presta.



Khan : Christwart Conrad - Jogo de conquista territorial com arte caprichada e um tema interessante e pelo que eu ví do tabuleiro e da forma da colocação das peças uma forma diferenciada de ocupação de espaço nesse tipo de jogo.



Inca Empire : Alan D. Ernstein - Outro que entra pelo tema. Esse parece ser um daqueles jogos que exploram antigas civilizações e seus costumes para nos fazer correr atrás dos pontos de vitória.



London : Martin Wallace - Não podia faltar na lista algum jogo de mais um dos autores TOP 5. O jogo acompanha a retomada da cidade de Londres à partir do grande incêndio de 1666 até os dias atuais. Essa história de recriar fatos, pode ser interessante ou não, espero que o London seja mais legal que o God's Playground em recriação de fatos.



Tikal II : Wolfgang Kramer / Michael Kiesling - E para terminar a lista (embora tenha vários outros jogos na mira), mais um Kramer. Dessa vez ele pega um dos seus títulos mais famosos e arruma uma continuação para ele. Continuações são sempre temerosas, haja visto Batman: Cavaleiro das Trevas II ou Star Wars: Ameaça Fantasma, mas também pode ser que saia algo realmente interessante.

Fora isso temos como sempre uma penca de expansões exclusivas e outras que vão ver lojas, e alguns reprints bem bacanas com o Liberté, Automobile e Betrayal at the House on the Hill. Agora é esperar para poder começar a jogar.

7 comentários:

Quertzacoalt disse...

Confesso que até o momento, quase nenhuma me empolgou, diferente do que ocorreu no ano passado (a citar Cyclades, The Adventurers, At the Gates of Loyang e Macao).

De duas uma: ou a coleção está grande demais, ou eu é que estou ficando muito chato... =p
rs
=D

Cacá disse...

Fala Bruno... a gente vai ficando mais seletivo mesmo, mas eu sou um animado com jogos de tabuleiro, então quando pinta um visual interessante, alguma coisa nova de um autor que eu gosto a tendência é ficar antenado...

Aí em Essen sempre rolam várias paradas para ficar antenado... hehehehhe...

Abraços,

Leandro disse...

Como sou newbie ainda (rs), nem fico tão apreensivo por novidades, já que tem muita coisa boa que nem joguei ou joguei pouco, mas o London me desperta uma certa curiosidade.
Abs!

Quertzacoalt disse...

Pois é...

Nessa de ficar antenado em autores, estou na marcação cerrada da dupla Bruno Cathala e Ludovic Maublanc. Na minha opinião, os caras tem o dom para fazer jogos do estilo que curto.

Se brincar, 1/3 do meu top list é deles. A começar por Cyclades, passando por Senji, Dice Town (mais party, menos jogo, mas ainda assim muito legal) e por aí vai...

Abraço!

Leandro disse...

Um jogo que acabou de entrar no meu radar é o "Masters of Economy" (http://boardgamegeek.com/boardgame/75441/master-of-economy). Não sei se vai cumprir o que promete, mas gostei da proposta.

haroldun disse...

Viva,

Aqui no SpielPortugal também ainda não jogámos esse novo Rep of Rome. Só jogámos o velhinho da AH com regras intragáveis que eu tive que ler e que acabou prematuramente com a invasão de Roma por uns bárbaros quaisqueres. Mas é um bom jogo. Espero que a nova versão esteja mais limpinha.
Quanto ás novidades de Essen, fica
o à espera do bom gosto aqui dos meus amigos do SpielPortugal que têm a sorte de ir lá.

Abraços tugas
haroldun

Cacá disse...

Acho que até outubro ainda vão pintar muitas coisas para chamarem mais ainda nossa atenção...

Isso sem falar das coisas que aparecerão sem o "hype" e que vão acabar despontando como boas surpresas...

Essa época do ano é fogo para nós gamers... hehehehhehe...

Abraços...