sexta-feira, 1 de abril de 2011

Resenha : Merchants & Marauders



Depois de falar duas vezes sobre ele aqui no blog (aqui e aqui), finalmente estreei o Merchants & Marauders, e logo de cara já posso adiantar que é um jogaço.

No jogo somos capitães tentando adquirir pontos de glória nas nossas navegações pelo mares caribenhos. Esses pontos vem através de mercadorias, missões, encontrando rumores e é claro pilhando outros barcos e batendo em piratas.


As miniaturas dos navios que cada jogador pode usar. Foto BGG.

A mecânica básica do jogo é até bem simples, na rodada você começa abrindo uma carta de evento, que ou traz alguma regrinha diferente para a rodada ou põe no jogo novos navios que podem ser da marinha ou piratas.

Feito esse sorteio começa a rodada dos jogadores, nela temos até 3 ações que podem ser mover, tentar achar algum navio para atacar ou no porto realizar compras, vendas, consertos e outras coisas. No final ganha o capitão que fizer 10 pontos primeiro.


Os mares sendo vigiados pela frota francesa e um pirata à espreita.

O jogo tem MUITA rolagem de dados, mas até que o fator sorte é bem minimizado, e você não fica se lamentando pela "mão-podre" que possa vir a ter. Os combates também são bem resolvidos tanto entre "jogador vs. mercador" quanto entre "jogador vs. NPC/jogador".

No final o Merchants & Marauders pode finalmente ser chamado de melhor e mais legal jogo de piratas do mercado, somado a esses fatores todo a qualidade dos componentes, se você curte o tema esse jogo tem que estar na sua coleção com certeza.

Nenhum comentário: