quarta-feira, 14 de março de 2012

Resenha : Shipyard



Numa semana produtiva no blog, vamos a mais uma resenha, dessa vez de um jogo mais antigo que eu só tive a oportunidade de jogar na última Torre das Peças, o Shipyard

Criado por Vladmír Suchý (o mesmo do excelente Last Will), nesse jogo temos a missão de criar os melhores navios para assim pontuarmos mais do que nossos adversários. 


Visão geral dos tabuleiros. Foto BGG.
 

O jogo é uma homenagem ao sistema de rondel, tem vários, e além dessa mecânica temos um pouco de tile placement e set-collection, tudo isso funcionando de forma flúida e bem fácil de assimilar. 

O jogo tem uma quantidade determinada de rodadas, e a casa rodada você tem direito a fazer UMA ação dentre as várias possíveis (se tu tiver grana até consegue uma açãozinha extra). 


Zoom no mercado de peças para os navios. Foto BGG. 

Dentre as ações possíveis temos os rondeis para contratar pessoal, pegar melhorias para o navio, vender produtos para arrumar dinheiro e tiles especiais, além disso temos a área para pegarmos o canal por onde vão andar nossos navios e o mercado de peças para montarmos o navio. 

A parte que eu achei mais bacana foi a de ir montando os navios, funciona tipo puzzle e as melhorias que você vai coloando vão fazer com que você ganhe mais pontos e ajudam a modificar a velocidade na qual ele anda pelo canal (o que também dá pontos).

 
3 dos rondeis que existem no jogo. Foto BGG. 

No final das rodadas determinadas os jogadores tem a chance de ainda completar seu último navio (se esse precisar apenas de uma peça) e depois disso vamos conferir as pontuações dos objetivos secretos (você recebe alguns no início e no final fica com apenas dois) e quem tiver mais pontos ganha.  

Shipyard é um jogo bem bacana, com alguma dose de sorte, mas com bastante planejamento, e acima de tudo, é um jogo bem gostoso de jogar.

2 comentários:

J Oliveira disse...

Adoro jogos que tenham navios , barcos ou qualquer coisa que tenha relacao ao Mar , ouvi falar desse jogo e agora depois desse review eu vou tentar saber mais sobre esse game , voce ja jogou Jamaica ? E um jogo muito bom involvendo navios piratas , da uma olhada ai no Boardgamegeek , e um jogo muito interessante com uma arte e componentes lindos , mas esse Shipyard me interessou tambem.

Cacá disse...

O Jamaica é muito bacana mesmo, já tive ele e já joguei algumas vezes...

Mas de piratas não tem melhor que o Merchants & Marauders... Tem uma resenha aqui no blog...