quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resenha : RISK Legacy


 Como prometido vou falar agora um pouco mais do jogo RISK Legacy. A idéia geral do jogo é uma das mais interessantes abordadas nos últimos tempos : você tem um jogo que é customizado a cada partida colando adesivos, escrevendo no tabuleiro, rasgando cartinhas.

No Legacy temos "agendadas" 15 partidas, no final delas, quem ganhou mais partidas é o grande vencedor. Logo antes de começarmos a primeira partida já temos algumas decisões a tomar.

 Depois de fazer uma escolha no jogo, essa é para sempre.

Das cinco raças do jogo, cada uma vem na caixa com dois poderes específicos, os jogadores envolvidos escolhem um deles e o segundo é jogado fora. Isso aí, você pega o adesivo, rasga e joga no lixo!

Na caixa temos vários compartimentos que são abertos no decorrer das partidas, quando algum evento causar a abertura delas (uma quantidade de cidades aparecer, um jogador ganhar 4 partidas e por aí vai).

Bem, tinha tudo para ser uma experiência muito bacana, mas por baixo de todas as inovações e idéias interessantes temos o velho e desgastado RISK.

 As miniaturas são legais, mas o jogo continua o mesmo.

Então as partidas são apenas, avançar, rolar dados, conquistar território, pegar cartinha. Já joguei duas das 15 partidas, e até agora nem mesmo os poderes de cada raça foram suficientes para dar uma graça ao jogo.

Enfim, RISK Legacy acaba sendo uma idéia bacana tentando dar um gás a um jogo defasado (eles podiam ter pelo menos usado as regras do RISK Revised, mas nem isso). Vou fazer reports das 15 partidas, mas acho que dificilmente minha opinião vai mudar. Pelo menos as partidas não duram mais de uma hora.

4 comentários:

Saulo Achkar disse...

Estranho como um jogo pode gerar "emoções" tão diferentes nas pessoas. Tenho uma coleção com mais de 100 jogos (além de amigos com vários outros) e Risk Legacy foi o melhor jogo que já joguei. Uma pena que não funcionou pra você. Eu gostei desde o começo, mas as mudanças que ocorrem no jogo são várias e talvez você se empolgue mais!

Abraço e bons jogos!

Cacá disse...

Fala Saulo... Talvez tenha sido a expectativa de alguma coisa surpreendente e na hora foram duas partidas de RISK turbinadinho...

Ainda não aconteceram mudanças significativas, temos duas major cities e algumas minor, duas scars só e dois vencedores diferentes...

Espero que o jogo me anime mesmo para as próximas partidas... =)

Arthur Aguiar disse...

Olá. Dez anos depois de você publicar essa matéria sobre o jogo tive a oportunidade de adquirir uma cópia.
Vou jogar a primeira partida semana que vem.
Conseguiu jogar mais partidas, o jogo melhorou? Tem alguma dica?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Arthur... Nós jogamos 11 partidas (tem as descrições das sessões aí pelo blog), ele divertiu enquanto tinham novidades para serem abertas, quando acabaram a gente parou de jogar... Mas sempre foram partidas divertidas, então junta uma galera que curte RISK e seja feliz...