terça-feira, 26 de agosto de 2014

Resenha : Masmorra de Dados


Hoje, depois de mais de 15 dias de campanha e passando dos 200% já financiados, o Masmorra de Dados já um dos projetos de maior sucesso do mercado nacional.

Esse fim de semana tivemos o prazer de receber os amigos Patrick Matheus e Daniel Alves que vieram especialmente ao Castelo das Peças para apresentar o jogo aos jogadores cariocas.

Dados (azuis) de ação, tiles, dados de monstros e o dado de heróis (protótipo).

O jogo é um dungeon crawler com dados, nele cada jogador escolhe um personagem, com poderes diferentes, e tem por objetivo ganhar mais pontos de experiência do que seus adversários.

Na sua jogada você tem seis dados de ação que são rolados até 3 vezes e que são os responsáveis por tudo que você pode fazer na sua rodada.

A ficha dos personagens, com os poderes especiais e local para dados já usados.

Basicamente o Masmorra de Dados é assim, quando abre tile de tesouro usa uma das faces que você tem guardada para abrí-lo (ganhando dinheiro e carta de ação), tile de monstro, rola um dado pequeno (ou grande dependendo do andar da masmorra) e enfrente as consequências, abriu armadilha, toma um dano na cabeça e tenta desarmar com os dados tirados.

As ações que vão te trazer pontos de experiência são descobrir novas salas, enfrentar monstros (caso eles surjam) e desmontar armadilhas. Mas todo o seu planejamento deve ser feito ANTES de começar efetivamente a explorar as salas, por que uma vez que você comece a utilizar os dados de ação, você não pode mais rolá-los novamente.

Protótipo dos dados de monstros, pequenos para os simples
e grandes para os "parrudos".

O jogo tem a duração certa para a proposta, a dose certa de estratégia e diversão, e vai agradar aos jogadores tanto de RPG quanto aos de jogos de tabuleiro, tanto pelo tema, quanto pelas ilustrações.

Ainda faltam mais de 40 dias de financiamento, o que dá tempo para os amigos que ainda não entraram na "masmorra" entrem, pois estamos falando de um dos jogos mais bacanas do mercado nacional e que está até agora "destruindo" as metas estendidas colocando versão solo e cooperativa, novos personagens, novos monstros e transformando o Masmorra de Dados um jogo obrigatório na sua coleção.

Masmorra de Dados, se você ainda não tá "explorando", não perca a chance!

3 comentários:

Lucas Resende disse...

Muito legal... esse jogo está realmente dominando o cenário atual de board games nacionais.

PP disse...

Ótima resenha, parabéns. Mas não consigo encontrar o vídeo do gameplay. Pode me disponibilizar o link?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

O vídeo foi feito pelo amigo Igor Knop, está aqui o link : https://www.youtube.com/watch?v=t5JUQPAum1w