terça-feira, 30 de agosto de 2016

Istanbul


Recebi o Istanbul da Grow na semana passada e finalmente consegui estrear, mas antes vou dar uma pincelada no que achei da qualidade dos componentes, caixa e afins.

Com a mudança do parque gráfico da Grow que era em São Paulo para Mato Grosse, acho que eles ainda estão em um processo de ajustes, então apesar das peças estarem muito boas, alguns detalhes foram meio flagrantes.

Nos punch-boards o corte não ficou 100%, precisa ter um cuidado redobrado pra soltar as pecinhas sem rasgar em algum ponto, e nota-se uma diferença de cor dos tiles, mas isso é indiferente para a jogabilidade.

Os componentes estão bacanas, mas poderiam estar melhores.

Tirando esses detalhes, caixa, pecinhas de madeira e cartas estão no nível de qualidade do Puerto Rico ou do Catan.

Quanto ao jogo, em Istanbul somos mercadores comprando e vendendo bens para adquirirmos grana para comprarmos os preciosos rubis, aquele mercador que conseguir juntar cinco primeiro é o grande vencedor.

O "tabuleiro" é formado por 16 tiles arrumados em uma matriz de 4x4, e a movimentação é a grande sacada do jogo.

O "tabuleiro" com seus tiles e as ações indicadas.

Você dispõe de um mercador e quatro ajudantes, anda com uma pilha de formada por essa galera até duas casas e ao parar em um dos tiles, deixa o ajudante mais abaixo dessa pilha para resolver a ação do tile, caso já tenha algum ajudante você pode recolher ele de volta pra pilha.

Cada tile tem uma função especial, comprar/vender produtos, atender demandas, tirar um familiar do posto policial, aumentar o seu carrinho de produtos e a venda dos tão cobiçados rubis.

A área individual de cada jogador.

Istanbul, remete muito a dois jogos clássicos do Rüdiger Dorn, o Traders of Genoa (pela movimentação) e o Louis XIV (pela disposição do "tabuleiro"), mas tem uma identidade própria.

Enfim, apesar da partida ter sido quebrada por um combinho que a disposição de tiles básico proporciona, eu curti o jogo e quero jogar mais vezes (dessa vez com tiles dispostos de forma aleatória).

Nenhum comentário: