quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Oceanos

 
Oceanos é um dos mais recentes jogos do grande Antoine Bauza (autor do 7 Wonders e do Tokaido) e que chegou pela Sherlock SA agora em 2017 para o público brasileiro.

Em Oceanos somos exploradores do fundo do mar atrás de tesouros, recifes de corais e animais exóticos para o nosso aquário.

O jogo tem 3 rodadas e em cada delas temos 5 turnos onde os capitães se revezam dando cartas para os outros submarinos começarem suas explorações.

 As expedições vão avançando, e novas cartinhas aparecendo.

Falando dos submarinos, eles são muito legais, cada um é formado por 5 partes distintas : a cabine (que define quantas cartas você recebe por turno), a escotilha (onde ficam os mergulhadores), o aquário (para pontuar por quantidade de criaturas diferentes), o motor (onde armazenamos o combustível que ajuda a manter mais cartas) e a hélice (que garante pontos durante as rodadas).

Como disse anteriormente, o grande lance do jogo são as cartinhas, a cada turno os jogadores recebem cartas pela quantidade de periscópios na sua cabine, dessas cartas uma é escolhida e a outra entregue ao capitão da vez,simultaneamente todos abrem e esse carta é adicionada a expedição de cada um.

 Enquanto isso, fazer upgrades nos submarinos é super importante.

As cartas tem informações como quantidade de animais, tesouros, corais, cristais, bases e olhinhos do Kraken (que é uma coisa ruim de ter), e a cada turno vamos formando uma grande linha com essas cartinhas, uma do lado da outra, para no final da rodada pontuarmos ela.

Além do que já foi mencionado, os cristais e bases são muito importantes, pois são com eles que vamos fazendo upgrades nos nossos submarinos, e fazê-los é vital para que você consiga boas pontuações, seja aumentando o aquário, ou conseguindo pegar e manter cartas entre outras coisas.

Ao final dos cinco turnos de cada rodada temos uma pontuação baseada na quantidade de animais no seu aquário somado a pontuação da sua hélice e dentre os jogadores, quem tiver mais marcadores de kraken tem uma penalidade, marcamos isso no scorepad e começamos outra rodada.

 Perto do final do jogo, uma expedição grandiosa (e linda).

Caso seja o final da terceira rodada, temos também a pontuação do seu maior recife de coral com cartas adjacentes (de forma ortogonal) e os mergulhadores colocados nas cartas de tesouro recolhem seus prêmios, somamos tudão e quem tiver a maior pontuação leva a partida.

Oceanos é daqueles jogos do Bauza que agradam a praticamente todos os níveis de jogadores, pois ele serve de gateway, serve de jogo leve para jogatinas, enfim, é daquelas jogos que vão ver mesa com bastante frequência, principalmente por servir até 5 jogadores e ter uma duração muito boa, se tiverem oportunidade joguem, aposto que depois vão querer tê-lo nas suas prateleiras.

Nenhum comentário: