quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

The Resistance

Demorei para conhecer o The Resistance pois sabia que ele lembrava jogos como Werewolf, e confesso que não sou tão fã desse tipo de jogo, mas tive a oportunidade de jogá-lo recentemente e ele me surpreendeu de forma positiva.

Em The Resistance os jogadores são agentes da Resistência a um governo autoritário e estão realizando missões para tentar derrubar esse governo, mas alguns espiões estão infiltrados e seu objetivo é sabotar as missões e manter tudo como está.

 Espiões e membros da Resistência.

No início da partida, cada jogador recebe o seu papel, como agente da resistência ou espião, nos mesmos moldes do Werewolf, os espiões se conhecem (o esquema de "fecha os olhos, abre os olhos espiões, todo mundo abre os olhos") e a resistência precisa fazer 5 missões bem sucedidas para ganharem o jogo.

A cada início de missão, o líder da rodada escolhe os jogadores para participarem, então acontece uma votação para saber se todos concordam com aqueles indicados.

Caso os jogadores decidam que aquele grupo não deve ser o escolhido para a missão, outros jogadores são escolhidos e uma nova votação acontece, até que um time seja aceito ou até que 5 votações sejam realizadas sem sucesso (nesse caso, os espiões ganham o jogo).

 Você decide se a missão vai ser um sucesso, ou se será sabotada.

Se o time for escolhido, então passamos para a missão, quando o líder da rodada entrega um par de cartas (sucesso e fracasso) ao jogadores do time, que escolhem secretamente qual carta usar.

Depois de escolhidas eles são embaralhadas e abertas. Caso todas as cartas sejam de sucesso, a missão tem êxito e a resistência ganha um ponto, caso haja uma carta de fracasso a missão falha e os espiões ganham um ponto.

O jogo termina com o sucesso de 3 missões (Resistência ganha) ou com 3 missões sabotadas (Espiões ganham).

 No final, quem completar 3 missões primeiro, ganha!

No modo básico de jogo, a tendência é que os espiões acabem ganhando mais partidas que a resistência, mas a caixa vem com algumas variantes que equilibram melhor essa balança.

The Resistance tem a pegada de jogos de farra, com todo mundo se acusando, tentando empurrar o título de "traíra" para o outro coleguinha e como é um jogo que pega bastante gente na mesa (de 5 a 10 jogadores) ele tende a render partidas bem divertidas.

Nenhum comentário: