sexta-feira, 13 de julho de 2018

Avenue


Lançado recentemente no Brasil pela Papergames, Avenue é um joguinho de fazer caminhos onde cartas são sorteadas e você precisa a cada rodada superar em pontos do turno anterior, o conceito básico do jogo é esse, mas vamos dar uma explicada melhor agora.

Na preparação do jogo, cada jogador pega uma folhinha de mapa e algo para escrever nele, nos mapas nos temos um grid de 6x7 onde temos desenhadas 6 fazendas, 2 castelos e um monte de uvas verdes e rosa.

O jogo terá cinco turnos, em que primeiro abrimos a carta de qual fazenda irá pontuar naquele turno, e depois vamos abrindo, uma a uma, as cartas de caminhos.

No início você precisa se planejar bem nos caminhos.

Temos exatamente 6 tipos de caminhos diferentes numerados que precisam ser desenhados exatamente da forma sorteada, isso é, não dá pra usar uma curva para esquerda (número 4) se a carta sorteada é uma curva para direita (número 3).

Além disso as cartas de caminho são de duas cores, amarelas e cinza, e quando a quarta carta amarela é sorteada o turno termina e são contabilizados os pontos, que são a quantidade de uvas (não importa a cor) que passaram pela fazenda sorteada no início do turno.

Quando a quarta carta amarela aparece, para tudo e conta ponto.

Aí que o Avenue se destaca, ele teria tudo para ser um joguinho simples, mas ele tem essa faceta mais estratégica pois a cada turno você precisa se superar em pontos, ou então volta para o ZERO e a cada ZERO você perde 5 pontos na contagem final.

Basicamente, se no primeiro turno você fez 5 pontos em uvas, no segundo precisa no mínimo de 6 pontos para não zerar o turno.

O jogo ainda te dá a possibilidade de um planejamento a longo prazo, uma vez que você pode deixar de marcar um dos caminhos sorteados para ver qual será a próxima fazenda a ser pontuada, e assim se preparar para uma pontuação em cadeia.

No final, perdemos pontos pelos turnos zerados.

No final dos cinco turnos, contabilizamos também os pontos dos castelos verde e rosa, ganhando pontos para cada uva da cor correta que passar por eles, depois subtraímos os pontos para cada turno zerado e quem tiver a maior contagem final, ganha.

Avenue é um excelente filler, bastante inteligente, com uma dose de estratégia bacana, que dá pra uma cabeçada de gente e que também é uma delícia de jogar solo, e o mais bacana para o público brazuca é que a Papergames trouxe uma versão deluxe exclusiva com dois mapas feitos especialmente para essa caixinha, não tem porquê não comprar!!!

Nenhum comentário: