quarta-feira, 18 de julho de 2018

Discoveries


Chegando em breve pela Meeple BR Jogos, o Discoveries mostra os diários das expedições de Lewis e Clark "narrando" suas descobertas de tribos indígenas, caminhos e espécies da fauna e da flora pelo continente norte-americano.

O jogo tem como mecânica principal a seleção de dados, no início de cada partida os jogadores recebem cinco dados que serão usados para resolver praticamente tudo no jogo.

Em cada rodada os jogadores podem escolher entre duas ações : a primeira é escolher uma face do dado e utilizar quantos dados quiser com aquela face para realizar ações do seu tabuleiro ou das cartas de tribo que você vai pegando através do jogo.

 Os caminhos a serem explorados no Discoveries.

As ações possíveis são entrar em contato com tribos indígenas, trocar a face dos dados, mudar a rota escolhida e as ações de movimentação, que são cavalgar, escalar ou explorar montanhas.

As primeiras ações você consegue resolver de cara, mas as de movimentação vão te tomar pelo menos dois turnos de escolha de dados, uma vez que elas usam mais faces para serem realizadas.

O grande barato do Discoveries são essas seleções, a parte das tribos faz com que você consiga novas ações para o seu tabuleiro pessoal, tê dá dados adicionais, e com isso mais possibilidades durante o jogo, e mais importante, maior versatilidade na hora de cumprir as cartas de exploração.

 Sua reserva de dados e as cartas de tribos.

As ações de movimentação, vão fazer com que você cumpra os requisitos das cartas de exploração, e possa colocá-las no seu diário. Nessas cartas é que estão boa parte dos pontos que você vai receber durante a partida.

Nelas você tem caminhos que passam por montanhas (mais difíceis) e caminhos que passam pelos rios, você ao completar a ação de exploração precisa ter todos os pontos necessários para "cruzar" a carta, e isso requer um planejamento bem interessante.

A outra ação possível é pegar os dados de volta, e nessa ação o autor Cédrick Chaboussit (autor também do Lewis & Clark) teve uma sacada muito inteligente; quando você gasta os dados para realizar ações, algumas você precisa mandar o dado usado para um dos dois lados do tabuleiro central.

Na ação de pegar dados de volta, você pode pegar apenas os seus dados, ou escolher um dos lados desse tabuleiro e pegar TODOS os dados que ali estiverem, sejam seus ou sejam dos amiguinhos.


 O tabuleiro central, com tribos e dados para serem utilizados.

Essa ação dá um nível de estratégia muito legal ao jogo, pois você aumenta sua reserva de dados, e se conseguir usá-los bem e rapidinho, consegue um melhor aproveitamento de ações.

Quando em algum momento tivermos que repor no tabuleiro uma carta de exploração e não conseguirmos, o jogo dispara seu final com cada jogador tendo mais uma jogada e assim vamos para a contagem de pontos baseada nas cartas de tribo e cartas de exploração conquistadas, quem tiver a maior pontuação ganha.

Discoveries é um daqueles jogos enxutos, tanto em duração quanto em profundidade estratégica, e que fazem você querer uma nova partida depois de terminada a primeira, na minha opinião, um daqueles joguinhos que valem ter na coleção.

Você começa com poucos dados e um caminho a seguir.

Nenhum comentário: