sexta-feira, 20 de julho de 2018

Ludoteca Básica : Tikal


Corrigindo um lapso aqui do blog, hoje vamos falar de um dos melhores jogos de controle de área de todos os tempos, o fantástico Tikal.

Lançado em 1999 pela dupla Wolfgang Kramer e Michael Kiesling, ele é o primeiro de uma trilogia que ficou conhecida como "trilogia das máscaras" e que tinha como "irmãos" o Mexica e o Java e rendeu aos autores do Spiel des Jahres daquele ano e o International Games Award de 2000.

No jogo, somos exploradores que nas selvas da América Central estão a procura de templos e tesouros escondidos, mas a concorrência é apertada e ainda precisamos lidar com as dificuldades do terreno e com erupções vulcânicas.

 No início do jogo, poucos tiles, templos baixos.

O jogo usa a mecânica principal de pontos de ação e colocação de tiles. A cada turno, o jogador da vez, sorteia um tile e o coloca no tabuleiro para em seguida usar seus 10 pontos de ação para colocar novos exploradores no tabuleiro, movê-los, crescer templos, explorar tesouros, colocar novos acampamentos, entre outras ações.

Durante esse sorteio dos tiles, pode acontecer do jogador tirar um tile de vulcão, nesse momento acontece uma rodada de pontuação para cada jogador, e aí que o Tikal realmente se diferencia dos demais jogos.

 Uma tabelinha com todas as ações e seus custos.

As rodadas de pontuação são extremamente importantes, então se posicionar bem no tabuleiro durante o jogo e dar aquele bote em determinados templos na hora de pontuar é a grande sacada do jogo.

Os templos tem níveis, que podem ir do 1 ao 9, e o jogador que tiver a dominância isolada do tile onde eles estão, ganha em pontos o nível onde ele está, além disso, coleção de tesouros também te garantem bons pontos no decorrer da partida, então é sempre uma boa juntar o máximo de "kits" de tesouros quando você puder.

 Ter a dominância de um templo alto,
te garante muitos pontos.

Saber onde colocar seus novos acampamentos também é uma grande sacada, pois seus novos exploradores podem sair mais perto de boas localizações, e assim aumentar a dominância em determinados tiles mais rápido.
 
Tikal é um daqueles jogos que na primeira partida você pode ficar meio perdido, mas que conforme você vai jogando e vai vendo as possibilidades dele, você vai se apaixonando cada vez mais e com certeza vai entrar para sua lista de melhores jogos muito rápido.

Em 2016 ele recebeu uma versão revisada de visual pela Super Meeple lá de fora, e essa versão chegou ao Brasil pela Conclave, dando aos jogadores brasileiros a oportunidade de terem esse que é, um dos grandes jogos de todos os tempos.

A versão que a Conclave trouxe, é linda DEMAIS.

Nenhum comentário: