quarta-feira, 25 de julho de 2018

Magic Maze


Na semana em que soubemos o vencedor do Spiel des Jahres de 2018 (levou o prêmio o excelente Azul) vamos falar um pouco de um dos concorrentes ao prêmio do ano passado, o divertidinho Magic Maze.

Em Magic Maze os jogadores controlam de forma cooperativa um mago, um anão, um elfo e um bárbaro que precisam assaltar o shopping local para conseguir armamento e voltar às suas atividades heroicas habituais.

O jogo rola em tempo real e com ações simultâneas, inicialmente cada jogador recebe um tile com uma das ações de movimento possível e as ações de andar nas escadas rolantes, procurar por novos tiles e usar o vortex e só pode fazer a ação indicada no tile.

 No começo, todo mundo no centro do shopping.

Uma vez distribuídas as funções, os jogadores tem como objetivo levar os personagens, primeiro para seus respectivos objetos, uma vez que eles estejam posicionados todos corretamente, o alarme dispara e todos precisam sair pelas suas respectivas saídas.

O grande lance do Magic Maze é que o jogo deve ser jogado em silêncio, nada de ficar falando pra um jogador fazer isso ou aquilo durante a partida, as ações precisam ser coordenadas pelo "feeling" da partida, ou quando muito utilizando o "pitoco" do "faz tu aí".

Para piorar a situação, ainda existe uma ampulheta, que se esvaziar, todos perdem, então além de ficarmos prestando atenção nos tiles que vão saindo, ainda precisamos ver se a ampulheta está acabando.

 Cada um pega um tile de ação, e só pode fazer ela. Foto BGG.

Nesse caso, existem lugares do shopping que servem para que um dos peões possa parar lá e virar a ampulheta, e como bônus, essa jogada ainda permite que os jogadores falem uns com os outros rapidinho para tentarem traçar alguma estratégia, mas enquanto isso a areia fica correndo.

O jogo termina quando todos os jogadores conseguem fugir do shopping com seus novos pertences, ou se a areia da ampulheta acabar, assim todos perdem.

Magic Maze é um jogo leve, com 17 cenários na caixa básica (os primeiros servem para aprender melhor as regras) e com partidas muito rapidinhas, divertidas que servem tanto para jogar com grupos iniciantes quanto os mais cascudos entre um jogo e outro.

Conforme os tiles vão se abrindo, os lugares
para ir vão aparecendo.

Nenhum comentário: