segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Carpe Diem


Um dos dois lançamentos do Stefan Feld em Essen 2018 (ambos com Império Romano como "tema"), em Carpe Diem os jogadores precisam construir prédios que lhes dão recursos para cumprir objetivos, mas como de costume, nada é assim tão simples.

O jogo se desenvolve durante quatro rodadas com sete turnos cada, nele temos um tabuleiro central onde temos um "rondel" que colocamos tiles para serem comprados pelos jogadores durante os turnos, além das cartas de objetivos a serem cumpridos durante o jogo.

Cada jogador recebe inicialmente um tabuleiro individual, e quatro bordas que tem formas de pontuação para o final do jogo a serem cumpridas para renderem uns pontinhos.

 O "rondel" que não é rondel do Carpe Diem,
mas que funciona super bem.

O desenvolver do turno é supre simples, o jogador pega o seu trabalhador e escolhe um dos dois caminhos possíveis para ir com ele, ao chegar ao destino escolhe um dos tiles disponíveis e coloca no seu tabuleiro individual.

Aqui temos um puzzle bem interessante a ser observado, cada tile tem partes de prédios, as Villas que darão pontos durante a partida e ao final dela, os quatro prédios de recursos (peixes, uvas, galinhas e ervas), o prédio de mercado, a padaria, a administração e o prédio do construtor, além de prédios menores de um tile só para cobrir espaços e dar bônus de forma reduzida.

O grande lance do jogador é tentar observar bem a área de objetivos do final de rodada, pois a maior sacada em Carpe Diem é que existem sempre interseções entre duas cartas, e ao final da rodada o jogador DEVE procurar um desses espaços para ganhar benefícios em duas cartas, mas precisa de requisitos para isso, e caso não os cumpra perde quatro pontos para cada carta não cumprida.

 Brilhante a forma de pontuar e de como o jogo
vai apertando perto do final.

Então no decorrer dos sete turnos antes do final das rodadas, você precisa ficar ligado no que pode realizar e no que os outros estão coletando para não acabar sendo surpreendido com uma penalidade.

Uma forma de se proteger é tentando avançar na trilha das bandeirolas, essa trilha você avança construindo em determinados pontos do seu tabuleiro ou usando o prédio da administração, e quem estiver mais à frente nela escolhe antes os objetivos que quer cumprir (além de dar pontos no final do jogo).

Como é do perfil do Stefan Feld, você tem formas de amenizar as coisas ruins do jogo, no Carpe Diem existe o pão, com ele você pode quebrar a regra do "rondel" além de poder usar três pães para cumprir qualquer requisito das cartas de objetivos.

 Conforme vai montando seu espaço, os prédios
vão dando pontos ou recursos para o jogador.

Ao final da quarta pontuação da rodada, os jogadores tem pontuações extras pelas Villas, pelos itens que sobraram, marcação nas bordas do tabuleiro individual, posição na trilha das bandeirolas e cartas de Fonte (que você ganha em um dos prédios de um tile só) e quem tiver mais pontos leva (desempate quebrado pela posição da trilha das bandeirolas).

Carpe Diem é um jogo dinâmico, inteligente e muito gostoso de jogar, um euro médio bem na "vibe" do Castles of Burgundy e que com certeza entra bem na lista de grandes jogos do autor.

Mais um grande jogo para a já extensa lista de bons
jogos do Stefan Feld.

Nenhum comentário: