sexta-feira, 16 de novembro de 2018

The River


Em The River, os jogadores são pioneiros chegando a uma nova terra fértil, banhada por um rio que corta toda a área até onde a vista alcança, mas você precisa ser rápido para conseguir erguer as melhores edificações para garantir que o seu grupo prospere.

Cada jogador vai receber um tabuleiro individual com 12 espaços onde vamos construir nossos prédios, além de 4 trabalhadores que são colocados no barquinho que vai correr o rio, além disso escolhem um primeiro tile para o seu tabuleiro.

No tabuleiro central temos os espaços para as ações dos trabalhadores, que são variados, neles podemos pegar terrenos, reservar e construir prédios, produzir recursos, pegar o barquinho de primeiro jogador ou trocar a ordem dos tiles no seu tabuleiro.

 Seu tabuleiro com o Rio que corta todo ele
onde te diz quanto de cada recurso você pode pegar e guardar.

Os terrenos são a parte mais importante do jogo, eles tem tipos (cores) diferentes e apresentam recursos para você coletar, os celeiros para estocar esses recursos, além de terem alguns com pontuações para final de jogo.

As coisas funcionam em The River de forma muito simples, quase didática, você começa com já com uma quantidade de produção no seu tabuleiro individual, então ao ir na área de produção você vai sempre pegar a quantidade de produtos igual aos expostos nos seus tiles e tabuleiros e depois precisa coloca-los nos celeiros disponíveis, com esses recursos você pode construir os prédios que darão pontos ao final do jogo.

 Os tiles de terreno você compra no tabuleiro central.


Na ação de reserva de construção, você pega uma das cartas de prédios disponíveis e coloca guardada com você, podendo depois construir com desconto, e a cada construção você pega uns pontinhos extras de vitória.

Uma parada interessante no The River, é que conforme você vai construindo tiles de terreno, tem espaços em que os seus trabalhadores resolvem que a vida de prospecção está muito cansativa e ficam presos naquele espaço até o fim do jogo, isso faz com que, ao contrário dos worker-placement tradicionais, você vá perdendo ações no decorrer do jogo.

Os prédios servem para disparar o final do jogo
e para dar pontos aos jogadores.

Quando o primeiro jogador construir seu quinto prédio (quarto com menos jogadores) ou o seu 12º tile de terreno, a rodada atual acaba e contam-se os pontos, que são ganhos por quantidades de produtos, fichas bônus das construções, pontos dos prédios e uma coisa bacana, para cada coluna com dois ou três tiles de terreno do mesmo tipo, você ganha uns pontos extras, para isso que serve a ação de ficar trocando os tiles.

The River é um worker-placement bem levinho, que dura no máximo uma hora, e podia bem vir com um "sobre nome" tipo "Meu Primeiro Worker-Placement". Para quem já conhece bem esse tipo de jogo, ele é simples demais, mas acho que ele se encaixa bem como jogo de entrada para quem quiser depois pegar os jogos com trabalhadores à sério.

Os produtos são limitados, então você precisa sempre
ficar atento para não ficar sem algum que você precise.

Nenhum comentário: