sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Railroad Ink : Deep Blue / Blazing Red


A série Railroad Ink são jogos que usam a mecânica de rolar dados e desenhar para fazer caminhos e ganhar pontinhos.

Lançados pela Cool Mini or Not esse ano, contam com duas versões, a Deep Blue (com dados básicos e a expansão Rivers and Lakes) e a Blazing Red (que tem os dados básicos e a expansão Meteors and Lava), tive a oportunidade de jogar o Deep Blue e vou falar um pouco sobre o jogo.

Cada jogador vai receber no início do jogo um tabuleiro e uma caneta onde vamos marcar os trilhos e as estradas, tentando ligar a maior quantidade de saídas possível para garantir muitos pontos no final.

 Ao rolar os dadinhos você precisa colocar as faces
que saíram no seu tabuleiro individual.

O jogo vai durar exatamente sete rodadas, a cada rodada são rolados os quatro dados básicos, uma vez rolados os jogadores devem então desenhar a quatro faces no seu tabuleiro obedecendo algumas regrinhas básicas.

No tabuleiro também temos seis faces que não aparecem nos dados, essas faces podem ser usadas juntamente com as que saírem nos dados, mas dessas seis o jogador só pode usar apenas três durante a partida, mas elas são super úteis e você vai querer usar todas.

Assim que todos os jogadores desenharem todas as faces indicadas marcam o número da rodada corrente nos desenhos recém feitos para se organizarem, e uma nova rodada se inicia.

 O lance é tentar juntar o maior número possível de saídas.

Ao final da sétima rodada o jogo termina e a pontuação é realizada baseada no número de saídas que foram ligadas, a maior estrada e a maior ferrovia, quantas faces passaram pelo meio do tabuleiro, debitam-se pontos por trechos não conectados e o jogador que tiver mais pontos é o vencedor.

A série Railroad Ink conta com expansões que mudam a dinâmica do jogo, as do Deep Blue adicionam dois dados de rios e dois dados de lagos que pontuam de forma diferente ao final da partida.

Eu sou fã de jogos de rabiscar, e achei o Railroad Ink muito bonzinho de jogar, ele é bem rapidinho, simples de explicar e ainda assim dá para queimar uns neurônios tentando ver a melhor forma de pontuar.

No final, várias coisas dão pontinhos.

2 comentários:

EvertonCable disse...

Me tira uma dúvida, nesse jogo aí dá pra apagar os riscos do tabuleiro no final? Eu tinha um jogo que envolvia riscar fichas de papel, mas chegou um dia em que as fichas acabaram e não dava pra jogar mais.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

O grande barato da produção desse jogo é ter um tabuleiro laminado, então você pode jogar um mooooonte de vezes sem se preocupar do bloquinho acabar... :)