segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Atlandice


Em Atlandice, recém lançado pela Meeple BR no Brasil, os jogadores são cidadãos de Atlântida tentando recuperar o máximo de riquezas atlantes enquanto o derradeiro cataclismo vai levando a cidade para o fundo do oceano.

O jogo tem um tabuleiro com um grande relógio central que marca os últimos momentos de Atlântida, além de cinco regiões numeradas onde temos riquezas específicas, como livros, joias, ferramentas entre outros e o mercado negro onde se encontra de tudo um pouco.

O jogador inicial rola uma quantidade de dados, e os coloca nas regiões do tabuleiro com a mesma numeração, inicialmente o número seis vai para o mercado negro, mas conforme o jogo avança e outras regiões vão afundando, outros números também serão alocados ali.

 Os dados indicam as localidades que você pode ir naquela rodada.

Na sua vez, o jogador escolhe um dos dados alocados, pega um dos itens da região escolhida e executa a ação referente àquela região.

Cada região tem três tiles diferentes, cada um com uma ação diferente, e essas ações servem para bagunçar um pouco as localidades ou fazem com que você pegue mais recursos.

A sacada do jogo, é juntar as recursos para fazer pontos, pois sempre que uma das regiões fica zerada de recursos, aquele nível sai do jogo e o de item é pontuado.

 O mercado negro é uma boa forma de conseguir
recursos diferentes.

Depois de todos os jogadores terem pego dois dados, sempre sobra um dadinho no tabuleiro, em cada região tem uma quantidade (de 1 a 3) para o avanço do relógio que indica o final do jogo, então o valor onde ficou esse último dado é avançado e se houver algum símbolo ele é resolvido (geralmente mais uma forma de pontuação).

O jogo termina quando o relógio atinge o símbolo da Atlântida submersa, faz-se mais uma pontuação referente aos recursos que os jogadores ainda tem e contam-se os pontos já obtidos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

 Ao zerar uma região, ela pontua e quem tiver mais itens
referentes a ela, leva o tile que vale 3 pontos.

Atlandice é um "family game" muito rapidinho e gostoso de jogar, o grande barato dele é saber o momento de usar o poder de alguma localidade para zerar uma região e pontuar enquanto você está bem naquele recurso, ou fechar a rodada de forma que o relógio ande para uma casa que seja favorável a você.

Ele é levinho e divertido, não traz nada de muito inovador, mas é uma opção legal de jogo rápido para esfriar os neurônios para algo mais pesado ou para jogar em eventos.

https://www.clubebg.com.br/

Nenhum comentário: