sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Dissecando o Gnomopolis


Essa semana recebi a versão final do Gnomopolis, jogo que acompanhei desde os primeiros protótipos, e que já rolou resenha por aqui (em 2016) e que agora recebe um tratamento de primeira linha e merece uma revisitada.

No jogo somos gnomos procurando uma nova capital, e para isso grupos partem para criar novas províncias, trazendo trabalho e prédios novos para todos.

A mecânica principal do jogo é a de "gnome building", ou seja, você vai a cada rodada sortear 3 gnomos do seu copinho para realizar as ações do seu turno, que são construir prédios, e ativar ações.

 Durante a partida, prédios construídos, gnomos descansando.

Temos ainda a ação do tatu, que é uma incursão até as províncias vizinhas para realizar ações dos prédios de lá, e as cartas de mestres, que dão poderes extras para quem as pega, além de garantirem uns pontinhos no final do jogo.

O jogo roda até que uma das condições de fim de jogo seja alcançada, que são o fim do dinheiro da capital antiga, os habitantes de lá forem todos para a capital nova ou o primeiro jogador construir seu sexto prédio.

Quando uma das três condições acontecer, a rodada atual termina, e os jogadores precisam alocar seus gnomos nas cartas para ganhar pontos de vitória, para cada gnomo não alocado você perde pontos, e somado ao dinheiro que você ganhar durante o jogo quem tiver o maior somatório é o vencedor.

A canequinha de onde tiramos nos nossos gnomos.

Gnomopolis flui muito bem, ele é bem gostosinho de fazer funcionar o lance de precisar depois alocar seus gnomos para ganhar ou perder pontos, faz com que você fique ligado o tempo todo em qual gnominho pegar para o seu copo.

A produção da Conclave para esse jogo está fora de série, o insert com espaço para as canequinhas, a impressão das cartas e os gnomeeples estão bons demais, o manual está muito bem feito e a caixa já vem com ele em inglês, uma vez que ele já está prontinho para rodar o mundo.

Muito legal acompanhar o trabalho de pessoas queridas, e ver o Gnomopolis dos amigos Igor Knop e Patrick Matheus ganhar vida de uma forma tão cuidadosa deixa a gente bem feliz.

Esse insert ficou SHOW!

https://www.clubebg.com.br/

Nenhum comentário: