quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Twilight Struggle


Lançado originalmente em 2005 pela GMT, editora americana especializada em wargames, e chegando ao Brasil em 2016 pelas mãos da Devir Brasil, Twilight Struggle é um jogo para 2 onde cada um lidera as duas maiores potências mundiais durante a Guerra Fria que assombrou o mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial e se estendeu até 1989.

O jogo é dividido em três períodos históricos, o início das hostilidades entre EUA e URSS, o meio da Guerra Fria, e o final dela, com cartas super representativas e muito bem contextualizadas, o lance do jogo é tentar fazer com que seu país controle os países pelo Globo.

Cada jogador tem uma mão de cartas para usar, você pode usá-las de algumas formas, usando o valor delas como pontos de influência, usando o texto que geralmente afeta o tabuleiro, ou usando seus valores para tentar trocar pontos de influência do seu adversário para você, seja através de golpes ou de realinhamentos políticos.

 No mundo, URSS e EUA lutam pela soberania.

O grande barato das cartas é que elas podem ser americanas, russas ou neutras, o que isso implica? Quando um jogador russo joga uma carta de alinhamento americano ele pode usar os valores, mas o texto da carta irá se aplicar, e geralmente o texto beneficia o alinhamento da carta, então jogar uma carta fora do seu alinhamento tem que ser muito bem pensada.

Além disso, temos as tensões crescentes entre os dois países aqui medida pela trilha de DEFCON, que começa em 5 mas a cada golpe ou conflitos gerados pelas cartas, vai baixando e se chegar ao símbolo do cogumelo nuclear, faz com que o jogo acabe, dando a vitória ao jogador adversário ao que estava com a iniciativa quando a bomba explodiu.

 As cartas são a alma do jogo, e saber usá-las
é o que faz desse um jogo brilhante.

Outra coisa legal do jogo é a corrida espacial, uma trilha que você pode usar uma vez por rodada e é uma forma de baixar cartas de alinhamentos diferentes ao seu sem fazer o texto delas funcionar, e além disso te dá uns pontinhos e algumas vantagens durante a partida.

O jogo tem também cartas de pontuação representando os continentes, então você precisa sempre tentar se manter bem nos continentes para não dar a oportunidade ao oponente abrir uma pontuação muito grande, pois o primeiro jogador que chegar aos 20 pontos ganha automaticamente a partida, só que a tabela de pontos é muito cruel, pois não é simplesmente ganhar pontos, você vai tirando do adversário no processo, tornando essa tarefa dos 20 pontos bem difícil.

O jogo completo tem 10 rodadas, no início da guerra são três usando o baralho inicial, pro meio da guerra são mais quatro adicionado mais cartas localizadas, e finalizando a guerra com mais três rodadas, em que não havendo acontecido as outras condições de fim de jogo o jogador mais avançado na trilha de vitória é o vencedor.

 A corrida espacial é sempre uma boa opção para
se desfazer de cartas e aumentar uns pontinhos.

Pra mim, mecanicamente o jogo é perfeito, mas o grande destaque dele vem das cartas, que simulam eventos e pessoas que foram importantes durante os 45 anos desse período histórico, e que ao serem usadas no jogo fazem super sentido, como diminuir a influência na Polônia com a eleição de João Paulo II entre outras.

Twilight Struggle é um jogo excepcional, principalmente se você for interessado em história também, mas não é um jogo para todos não, uma partida pode facilmente chegar a mais de três horas, e estamos falando de uma experiência para apenas dois jogadores, mas que se você entrar no mundinho, vai ficar extremamente satisfeito com o jogo e ficar apaixonado (como eu fiquei).

Conforme a coisa esquenta entre os países, a chance
de uma guerra nuclear vai aumentando.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/kingsburg-segunda-edicao?utm_campaign=eaitemjogo_bannerlateral&utm_source=eaitemjogo&fbclid=IwAR2WdklkfpXK034YORs9VgH_-y5-NFl0s6mCaItuEw8ydILihphCwvR5LTg

Um comentário:

Vitor Ergli disse...

Me apaixonei assim que joguei tb! meu predileto!