sexta-feira, 26 de julho de 2019

Just One / Só Uma


A galera da Galápagos jogos esteve essa semana aqui no Rio por conta da Game XP e eu tive oportunidade de gravar a minha segunda participação do Galápagos Joga com eles (a minha primeira você pode conferir aqui) e além disso jogar coisas que vão sair pela editora esse ano, dentre alguns títulos vale destacar o Just One, que aqui no Brasil vai receber o nome de Só Uma.

Recém premiado com o Spiel des Jahres, nele os jogadores jogam contra o jogo tentando fazer a maior pontuação possível em 13 rodadas.

As regras são super simples, os jogadores vão selecionar 13 cartas para usar na partida, cada cartinha vem com 5 palavras, e na rodada um jogador pega uma carta sem ver e coloca à sua frente escolhendo aleatoriamente um número entre um e cinco.


Os outros jogadores devem então escrever secretamente uma palavra que remeta àquela escolhida, mas aí que vem a grande sacada do Just One, quando os jogadores mostrarem uns aos outros as pistas escritas, todas as pistas iguais são descartadas, com as que sobrarem o jogador da vez precisa descobrir a palavra secreta.

Então o lance do jogo é tentar sempre não ser muito óbvio, pois se todos forem logo na pista mais clara para o amiguinho adivinhar, corre o risco daquelas pistas serem descartadas, e assim o jogador não descobre a palavra secreta e todos perdem a rodada.

Já com as palavras em português, mas a caixinha
ainda da versão original.

Cada acerto vai contando pontos positivos, mas a cada erro a carta é descartada junto com a próxima que seria escolhida, tirando assim 2 de 13 pontos possíveis.

Quando o deck acabar, contam-se os pontos positivos e os jogadores olham na tabelinha que vem no manual para saber como foi o seu desempenho.

Just One é daqueles jogos super simples, mas com uma sacada tão genial que você realmente fica se perguntando como ainda não tinham pensado numa parada dessas antes, com certeza vai ser sucesso de vendas e vai ser jogo obrigatório em todas as luderias e eventos de jogos.


https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: