quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Cidades Submersas


A terra não tem mais espaço físico para abrigar toda a sua população, ir para outros planetas ainda é um sonho distante, nossa única alternativa é partir para onde começamos e voltar para o mar, e essa é a premissa do Cidades Submersas, jogo lançado pela Meeple BR no Brasil.

Em Cidades Submersas os jogadores serão nações que partindo de uma única cidade, precisam se mostrar competentes para expandir, colher recursos, ligar as cidades às metrópoles acima do mar e assim se destacar nessa nova empreitada da humanidade.

Cada jogador começa com um tabuleiro pessoal onde já existe a primeira cidade, além disso o jogo utiliza cartas para as ações, então temos uma mão de três cartas (inicialmente selecionadas à partir de seis) que servirão como "trabalhadores" durante o nosso turno.

 As cartas servem como os trabalhadores,
e saber usá-las junto com o tabuleiro é importante.

No tabuleiro central temos vários espaços de ação, com três cores distintas (verde, vermelho e amarelo) que tem seu paralelo nas cartas.

No seu turno o jogador escolhe uma das suas cartas e coloca seu marcador de ação em uma das áreas do jogo, caso a cor da carta seja igual ao local da ação escolhida, o jogador realizará a ação do tabuleiro e a ação da carta, se forem diferentes só funciona a ação do tabuleiro.

As cartas tem várias funções, elas podem ter ação instantâneas ou então você pode reivindicá-la colocando-a perto do seu tabuleiro pessoal para que seja usada posteriormente, seja com ações, seja com efeitos permanentes ou como pontuação de fim de jogo.

 Você começa com uma cidade, mas precisa ir construindo
mais para ganhar pontos e ter recursos.

Mas Cidade Submersas é um jogo de expansão, então você vai precisar crescer sua nação, e você faz isso através da criação de novas cidades, túneis para ligá-las e construções que vão te ajudar a ter recursos para aumentar cada vez mais sua produção.

Vale aqui um elogio aos componentes do jogo, os domos das cidades são muito legais, assim como as fichinhas de construção, que deixam o tabuleiro dos jogadores visualmente muito bonitos.

Os jogadores terão três ações por rodada, uma vez que elas acabem o marcador de rodada avança em direção do fim das eras, que são três no total, e em cada passagem de era temos uma fase de produção onde conseguimos recursos e pontos, e precisamos alimentas as nossas cidades, sob pena de perdemos uma pontuação pesada caso não se consiga.

Quando você consegue parear a cor da carta
com o tabuleiro, faz mais ações.

Ao final da terceira era temos uma pontuação final baseada nas nossas cidades, cartas de pontuação e recursos excedentes, e o jogador que tiver mais à frente da trilha de pontos é o vencedor.

Cidades Submersas é um euro médio daqueles de 'cobertor curto' muito bacana, gostei da forma com que a combinação cartas/tabuleiro funciona e de como você fica com vontade de fazer várias coisas e precisa pensar bem pois nem sempre dá pra fazer tudo em um turno só.

O jogo que já é bonito, fica mais legal com as peças
da Acessórios BG, confere no site!

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: