sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Ilha dos Dinossauros


Em Ilha dos Dinossauros, os jogadores administram parques que trazem de volta à vida essas criaturas tão fascinantes (e perigosas) para o mundo real através de pesquisas científicas, para que o público possa apreciá-los, mas todo cuidado é pouco e as vezes um ou outro espectador pode se transformar em comida.

O jogo requer um cuidado desde a preparação incial, onde arrumamos a área de pesquisa (com os dados de DNA), a área de compra de receitas de dinossauros, a área de compra de upgrades, as reviravoltas e os objetivos dos jogadores, além disso, cada jogador vai receber a sua área do parque e seu tabuleiro individual de ações.

Logo de cara temos uma coisa muita legal no Ilha dos Dinossauros, as cartas de "reviravoltas" que são dois aspectos que serão mudados nas regras apenas para aquela partida. Uma vez definidas essas reviravoltas, e apresentados os objetivos dos jogadores, começamos a partida.

 Na Fase 1 pegamos os dados de DNA e as "receitas"
para os dinossauros do parque.

As partidas funcionam numa série de rodadas que contam com quatro Fases distintas, cada uma com mecânicas bem diferentes que vão desde seleção de dados, passando por escolha de elementos, alocação de trabalhadores e arrumação de tiles.

Na primeira fase, os jogadores vão com seus três cientistas atrás de DNA para a "construção" dos dinossauros do parque, isso vem através de seleção de dados, e temos aqui DNA's comuns e raros, que vão ser importantes mais para a frente.

Outra coisa importante nessa Fase 1 é você selecionar "receitas" para os dinossauros do seu parque, que inicialmente conta apenas com uma jaula, mas que no decorrer do jogo vai precisar de mais atrações para chamar mais público.

 Os especialistas e upgrades do laboratórios, os jogadores
conseguem indo ao mercado na Fase 2.

Depois disso na Fase 2 os jogadores vão ao mercado atrás de upgrades tanto para o seu laboratório, quanto para o seu parque, com atrações menores (como montanha-russa e lanchonetes) como com especialistas e novas áreas de ação para a Fase 3.

Nessa terceira fase usamos os nossos trabalhadores para conseguir as mais diversas ações, como construir dinossauros, aumentar o nível de segurança do parque (que vai ficando mais perigoso a cada novo dinossauro), transformamos DNA's comuns em raros, entre outras atividades para finalmente podermos abrir o nosso parque!

Na Fase 4 os jogadores finalmente vão levar o público para as dependências do seus parques, primeiro os jogadores sorteiam o público em um saquinho de acordo com o entusiasmo gerado pelo seu parque, e é aqui que temos uma coisa muito divertida do jogo, os malditos hooligans.

Os hooligans são visitantes que não pagam ingresso, não contam para os pontos de vitória e ainda assim são sempre os primeiros a chegaram às atrações, além de serem os mais espertinhos para se livrarem dos dinossauros quando o nível de perigo fica acima da segurança.

A Fase 3 é para mandar os trabalhadores
para o seu tabuleiro para realizarem ações.

Quando uma coisa terrível dessas acontece, bem, os visitantes pagam com suas vidas a imprudência do dono do parque, e para cada ponto de diferença à mais entre o nível de perigo em relação ao de segurança, um visitante é comido (e você não ganha o ponto de vitória dele).

Conforme o jogo avança rodada à rodada, os jogadores vão reivindicando as cartas de objetivos, e quando sobra apenas uma, a rodada é terminada e passamos para uma pontuação final onde contamos as cartas de objetivo cumpridos, pontos por dinheiro e os jogadores perdem pontos caso tenham jaulas vazias e quem tiver mais pontos é o vencedor.

Eu tinha muito "pé atrás" em relação ao Ilha dos Dinossauros por achar ele feio demais (as cores neon me incomodam MUITO), mas ao sentar e jogar eu fui surpreendido muito positivamente por um jogo muito gostoso de jogar, com uma salada de mecânicas que funciona super bem, e de uma fusão entre tema e mecânicas perfeita, que fazem dele um dos jogos que você, que curte euros inteligentes, precisa conhecer.

A Fase 4 é para levar o público ao parque, mas cuidado
como os hooligans e com os dinossauros famintos.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: