segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Planet


Em Planet, os jogadores ajudam na formação do seu planeta, escolhendo terrenos que tragam as mais variadas formas de vida para assim ganharem pontos, tudo isso com uma forma nova de colocar os tiles, num dodecaedro magnetizado, que torna a experiência bem diferente e divertida.

Cada jogador vai receber no início da partida o seu planetoide vazio, além disso, no jogo base, recebe também uma carta que vai lhe conferir pontos extras por um determinado tipo de "habbitat natural" (são 5 diferentes no jogo : floresta, deserto, gelo, oceanos e montanhas).

Depois são formadas 12 colunas, que representam o número de rodadas do jogo, nos dois primeiros teremos apenas os tiles de terreno, à partir do terceiro o mundo começa a receber seus habitantes, que são cartas que darão pontos ao final do jogo.

 Conforme as rodadas avançam, seu planetinha ganha forma.

Uma rodada é super simples, abrimos os tiles, e cada jogador à partir do inicial, escolhe um deles para anexar ao seu planetinha, os tiles que sobrarem vão formar a pilha de compra das duas últimas rodadas ou saem do jogo (se as duas pilhas finais já tiverem cinco tiles).

Cada tile é um pentágono com cinco áreas, um conjunto de áreas que estejam adjacentes são as regiões do planeta, essa denominação é muito importante de se guardar para o momento de habitarmos os planetinhas.

Como disse, à partir da terceira rodada, após os jogadores colocarem os tiles nos seus planetas as cartas de habitantes começam a ser tomadas.

 O lance aqui é ficar de olho nas combinações para
ter muitas criaturas no seu planeta.

Existem basicamente três tipos de cartas : as que contam o planeta com a maior quantidade de regiões de determinado tipo, a maior região de um determinado tipo que encoste em pelo menos uma área de outro tipo e a maior região de um determinado tipo que não encoste em uma área de outro tipo.

Caso haja empate em algum critério aquela carta vai para a coluna seguinte, e o jogo prossegue até o final da 12º rodada, onde os jogadores ganharão um ponto para cada carta que seja igual ao seu habitat natural e dois pontos para cartas de habitat diferente, além da pontuação baseada no número de áreas do seu habitat natural, e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Planet, é um joguinho light, gostoso, rápido porém muito inteligente e que requer muita visão espacial, a produção da Paper Games para a versão brasileira é digna de observação, eles tomaram um cuidado com o acabamento do planetinha que evita que as partes magnéticas oxidem, ponto super positivo e para quem gosta de um jogo interessante e diferente, é um obrigatório na coleção.

Você precisa ter uma visão espacial boa, para
não acabar encostando em áreas que você não quer.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: