segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Marãná


Marãná se passa num universo fictício baseado em lendas indígenas e no folclore brasileiro, onde três povos lutam entre si tentando eliminar os outros na luta pela soberania.

O jogo tem três decks únicos bem diferentes entre si, representando uma das três tribos, os Yatapi, os Camiaras e os Jacarungos, cada um com características bem fortes.

Nesse baralho nós temos 30 cartas de guerreiros, um herói e cartas de  melhoria, apoio e de ação instantânea, e em cada partida vamos usar 20 dessas cartas para tentar derrotar a tribo adversária.

Você tem três tribos para escolher para guerrearem.

Além disso temos a área onde são colocados os guerreiros, e essa área é dividida entre os tacapeiros na linha de frente, os lanceiros na segunda linha e lá atrás os arqueiros dando cobertura.

As regras são bem simples, cada jogador escolhe um dos três baralhos e prepara seu time inicial no tabuleiro com quatro guerreiros e os turnos vão se alternando até que um dos lados elimine todos os guerreiros adversários.

No seu turno você pode fazer várias ações, como baixar novas cartas, mover seus guerreiros, ativas ações e o mais importante, tentar derrotar os guerreiros adversários com seus ataques.

 Na sua área de jogo, você prepara seus
guerreiros para a luta.

Para isso você escolhe um dos seus guerreiros que esteja com um adversário no seu campo de visão, o adversário nesse momento escolhe se irá contra-atacar ou se esquivar, aí então soma-se o valor do atacante ao valor escolhido pelo defensor à uma rolada de um D4 e quem tiver o menor valor sai derrotado.

Como disse mais acima, o jogo termina assim que um dos jogadores elimina todos os guerreiros adversários ou se um dos jogadores precisar comprar cartas do seu baralho e não conseguir, nesse caso com a derrota desse jogador.

Marãná é um jogo bem dinâmico, com ilustrações muito bacanas e gostoso de jogar, criado pelo designer Felipe Galery ele tá muito redondinho e com um tema bastante interessante e que está com campanha pelo Catarse rolando e vai poder ser jogado do dia 22 ao dia 25 de outubro durante a SPIEL.digital (saiba mais acessando o Spiel Brazilian Pavilion).

Cada tribo tem seu estilo de jogo, os Jacarungos
são mais agressivos.
 

Nenhum comentário: