quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Carcassonne : Amazonas


Terceiro jogo da série Volta ao Mundo do Carcassonne (embora tenha chegado ao Brasil depois do Safari que lá fora foi o quarto e aqui chegou antes), na versão Amazonas do jogo temos a adição do maior rio do mundo, o Rio Amazonas, que corta todo a mesa e vai aumentando durante à partida com seus afluentes e as aldeias ribeirinhas.

Ao contrário do jogo clássico, aqui o jogo começa com um pedaço do Rio Amazonas onde colocamos os barcos na cor dos jogadores e à partir daí o as rodadas são bem similares ao jogo original, você sorteia um tile e precisa colocá-lo adjacente a algum espaço que já esteja na mesa.

Mas na versão Amazonas temos algumas peculiaridades, a primeira é que temos aldeias e afluentes do Rio Amazonas, ao completarmos eles ganhos pontos pela quantidade de tiles e pelas figuras de frutas que estejam nesse pedaço que acabou de ser formado.

O rio amazonas vai crescendo à partir
do seu tile inicial.

Outra coisa aqui é que temos duas cabanas para cada jogador e ela funciona meio como um posto-florestal, você coloca sua cabana no campo e no final do jogo você vai pontuar pelos animais desenhados nos tiles de onde ela estiver tomando conta.

Mas o principal chamariz do Amazonas é o rio, ele vai crescendo durante a partida, então toda vez que você tira tiles com o rio mais largo, você deve seguir o Amazonas, e em alguns desses tiles existe um marcador (um ponto de exclamação) que quando aparece acontecem duas coisas.

A primeira é que o jogador da vez coloca um tile duplo no tabuleiro, a outra é que o primeiro e o segundo barco mais avançados vão pontuar pela quantidade de jacarés e piranhas no rio e aí que entra um "twist" interessante do jogo, como você faz para andar com seu barco no rio?



Nessa versão além dos meeples, temos as
cabaninhas de protetores ambientais.

Toda vez que você colocar um tile no jogo, você pode optar por não colocar nenhum meeple ou cabana, uma vez que você escolheu jogar dessa forma, você avança um espaço no Rio Amazonas, e para não deixar o povo de trás muito afastado, toda vez que há a pontuação do rio duplo, quem não pontuou naquela rodada avança um espaço.

Achei essa diferente forma de pontuar muito legal, pois além dela render uma forma de decisão diferente durante a partida, ainda promove uma corridinha muito legal, pois ao final do jogo há uma pontuação final pela sua posição no Rio Amazonas.

Eu adoro os Carcassonnes em geral, e essa versão trouxe coisas muito boas ao jogo fazendo dessa série Volta ao Mundo uma série para fã nenhum botar defeito.

No final a partida fica muito legal com
o Rio Amazonas grandão.


Nenhum comentário: