segunda-feira, 9 de agosto de 2021

TOP5 : Jogos de Esportes


Ainda contaminado pelo espírito olímpico (que desperta o melhor em nós) resolvi fazer um TOP5 de jogos de esportes que tiveram relevância na minha vida gamer.

Se pararmos para pensar, os jogos de esportes estiveram presentes em todas as gerações de video games, afinal o Pong nada mais é que duas "raquetes" rebatendo uma "bolinha" e como já bem simboliza seu nome, simula uma partida de ping-pong.


E e sempre que um novo console é lançado, temos jogos que marcam e durante meus anos todos do Atari 2600 até o PS4, alguns deles entraram na galeria de jogos inesquecíveis, não necessariamente os melhores já feitos, mas com certeza os que mais me divertiram.

Se você é da época do Atari 2600 com certeza já deve ter estragado algum dos seus joysticks jogando o Decathlon.

Lançado em 1983 pela Activision, o jogo vinha com 10 provas esportivas em que você ia juntando pontos a cada prova e no final tinha um somatório para disputar com seus amiguinhos, mas o grande lance é que você precisava castigar o controle pra fazer seu bonequinho correr, o que geralmente fazia com que ele quebrasse e você tomasse uma bronca.

 
Outro grande jogo esportivo da geração do Atari 2600 foi o divertido Boxing, lançado em 1980 e mesmo assim tem uma jogabilidade bem boa e era muito divertido.

Com o ringue visto de cima e você tinha um noção boa de uma luta de boxe e mesmo com as limitações técnicas da época, era um jogo que dava para fazer altas disputas e onde o grande lance era tentar levar o adversário pro canto e deixar ele travado nos soquinhos POSSESSO com você.

A Konami hoje tem uma reputação e tanto nos jogos de futebol, mas o que talvez você não saiba é que o primeiro jogo de futebol lançado por eles foi o divertidíssimo Konami's Soccer para o MSX em 1986.

No Soccer do MSX os jogadores comandavam seus times em uma visão lateral e tendo uma jogabilidade bem boa para época você podia passar e trocar jogadores em partidas muito boas disputadas, fora que era muito engraço os jogadores com seus bigodinhos.

Eu adorava ir ao fliperama quando era muleque, e ficava fascinado com os esquemas que o pessoal fazia para jogar o Track and Fields, quando eu descobri que para o MSX tinha uma versão parecida chamada Hyper Olympic, foi a deixa pra perturbar a família para comprar o computador pra mim.

No jogo temos 6 provas, 100m rasos, salto em distância, lançamento de dardo,  110m com barreiras, lançamento de peso e salto em altura, mas diferente do Decathlon do Atari, aqui você só passa para a próxima prova caso tenho conseguido se qualificar na anterior, deixando o jogo mais difícil.

Mas como fã de futebol o meu primeiro lugar vai pro Winning Eleven do PS1, a primeira vez que eu vi esse jogo pensei que nada poderia ser tão perfeito em matéria de futebol.

Consolidando a Konami como uma das grandes empresas a trazer jogos de esporte para os consoles, o Winning Eleven trazia uma jogabilidade excelente e o maravilhoso Bomba Patch que colocava os times do Brasil para serem jogados.


Duvido que você não tenha gastado horas da sua vida jogando com os amigos, tentando esconder o controle para bater um pênalti ou ficando com raiva de apertar o botão de passe ao invés do chute estando dentro da grande área de cara pro goleiro.

Obviamente existem milhares de outros jogos de esporte, muitas vezes melhores que esses citados, mas como eu disse esse foi um compilado dos mais importantes para mim e ainda hoje a cada atualização do PES ou do FIFA eu fico impressionado de como as coisas ainda podem ficar cada vez mais "reais" com esses tipos de jogos.

Nenhum comentário: