terça-feira, 19 de outubro de 2021

Oriflamme


Com a morte do rei e a ausência de herdeiros diretos as mais influentes famílias do reino lutam entre si para conseguir influência suficiente para trazer o poder até a sua casa e é com essa premissa que chega ao mercado Oriflamme.

Cada jogador será uma das prestigiadas famílias em busca de poder e contando com um baralho de 10 cartas os jogadores sortearão 7 para usarem durante a partida (3 sempre ficarão de fora).

A cada rodada teremos duas fases distintas, na primeira o jogador da vez coloca uma das suas cartas viradas para baixo na linha de influência e os jogadores seguintes sempre colocarão as suas cartas à frente da linha ou ao final dela.

As cartas da sua família são utilizadas 
na linda de influência.

Uma vez que todos os jogadores já colocaram uma carta a fase de resolução é iniciada onde pela ordem da linha de influência o jogador tem a opção de colocar uma ficha de influência em cima daquela carta mantendo-a virada para baixo ou abre a carta e executa a ação descrita nela.

A graça do jogo está exatamente aqui, como temos apenas 10 cartas e os decks das famílias são iguais entre si, você tem uma noção do que pode estar sendo preparado pelo amiguinho ou o que você pode preparar de isca para ele também.

Você tenta manter as suas cartas vivas
e vai aniquilando a concorrência.

As ações das cartas geralmente matam cartas adversárias ou te fazem ganhar pontinhos de influência extras, depois que a linha de influência é toda vista carta por carta uma nova rodada começa com as cartas que sobreviveram mantidas no centro da mesa.

O jogo termina ao final da sexta rodada e quem tiver mais pontinhos de influência ao final da partida é o vencedor.

Oriflamme é um jogo de gerenciamento de mão com muita furação de olho ele fica ali num "mashup" entre o Coup e o Citadels com muito potencial de jogo fim de noite em que você vai jogar algumas partidinhas antes de todos irem para suas casas.

Ao final, a família com mais influência 
é a vencedora.
 

Nenhum comentário: