segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Shakespeare : Sonhos de um Bardo


Um aposentado Shakespeare sonha uma noite com seus personagens que lhe farão uma última peça especial e ali estão reunidos para essa homenagem e você será o diretor responsável por unir no mesmo palco uma dupla romântica entre Othelo e Julieta ou travar um embate entre Titânia e Puck para no final a peça mais criativa ganhar os efusivos aplausos do seu criador.

Em Shakespeare : Sonhos de um Bardo criado pelo amigo Robert Coelho teremos a incumbência de juntar o elenco de mais prestígio e assim vencermos dos demais diretores.

O jogo se passa durante cinco atos (rodadas) e como setup inicial os jogadores farão um draft de personagens para o jogo, além disso cada diretor receberá uma carta peripécia e é preparado um deck de cenário para cada ato.

Uma vez que a cena é aberta os jogadores vão
definir quais personagens entrarão no palco.

Uma vez que cada jogador já tem sua mão de atores e sua peripécia é aberto o primeiro cenário que tem um símbolo e um regrinha especial para a rodada em questão e os jogadores se revezam em suas jogadas.

O jogador da vez obrigatoriamente precisa colocar um dos seus personagens da mão em cena, os personagens tem ícones que vão combinar ou não com o do cenário que está aberto, o lance aqui é tentar fazer com que seu personagem fique até o final da cena no palco para assim ele vir a fazer parte do seu elenco e lhe render os pontos de vitória na trilha do ícone mostrado nele.

Depois de baixar um personagem (ou dois se forem um par romântico) você poderá fazer uma ação dramática que lhe dá o direito de comprar ou usar uma carta de peripécia ou realizar a ação especial do seu personagem.

Os personagens estão na sua mão além das
cartas de peripécia para dar uma mexida em cada ato.

Aqui a peça tem seus "plot twists" uma vez que com as peripécias ou ações é que você vai mexer tanto no que está acontecendo no palco quanto com os personagens que já estão no seu elenco e isso pode mexer numa pontuação que você já está contando como certa.

Uma vez que todos os jogadores completaram suas ações a cortina se fecha para aquele ato e vamos definir o protagonista que é decido pela relação do ícone da cena com o do personagem ou então o personagem de maior valor e quem for o vencedor leva para si a cena disputada para receber o avanço na trilha do ícone mostrado nela.

Conforme a apresentação se desenrola, você vai
recebendo personagens para o seu elenco.

Quando a cortina se fecha ao final do quinto ato as luzes se acendem e o espetáculo termina com a contagem de pontos baseada nas trilhas dos ícones dos personagens/cenas, no conjunto de ícones e também no dinheiro arrecadado durante a partida e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Shakespeare : Sonhos de um Bardo é um jogo que o Robert trabalhou por anos e é muito legal ver que ele finalmente chega ao mercado com a qualidade excelente da Mandala/Grok, o jogo é uma delícia, com regras tranquilas e fáceis de assimilar.

Os personagens que fazem parte do nosso imaginário estão lá então você acaba não só colocando as cartas na mesa e sim narrando a peça dando uma imersão bem bacana e deixando a partida muito mais gostosa.

No final dos cinco atos vamos ver a pontuação
na trilha dos ícones para ver o melhor diretor.
 

2 comentários:

Canal do Tio Di disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canal do Tio Di disse...

Muito bom o review Cacá... Realmente o jogo é possui regras simples e é apaixonante. Tô louco para apresentar aos meus sobrinhos :)