quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Under Falling Skies


Descobrimos que existe vida no espaço e eles não estão nada afim de conversas amistosas e vieram com sua nave mãe preparados para invadir o nosso planeta e com essa premissa chega ao mercado Under Falling Skies, um jogo solo com uma produção maneiríssima.

O setup traz um tabuleiro modular onde você prepara o céu para a chegada da nave mãe alienígena, a cidade que será invadida e a sua base de operações onde serão alocados dados para tentarmos atrasar ou aniquilar a invasão.

Na rodada você vai rolar 5 dados, três cinzas e dois brancos, para colocá-los nas instalações da sua base e realizar as ações de pesquisa, defesa, criação de robôs e geração de energia.

Você está preparado para tentar se defender
de uma invasão alienígena?

Toda vez que um dos dados brancos é colocado na sua base você tem direito a rolar novamente os dados que ainda não foram utilizados, essa é uma manobra interessante para repensar os valores a serem colocados no tabuleiro.

A sacada aqui é que ao colocar o dado em uma das cinco colunas do tabuleiro (você vai colocar um dado por coluna) a(s) nave(s) daquela coluna desce em direção da cidade o valor mostrado no dado, então quanto maior o valor, maior a chance da coisa ficar feia para o seu lado.

Outra coisa bacana do jogo é ação da escavadeira, no início do jogo a sua base é limitada a uma quantidade pequena de ações, mas você pode ir aumentando elas ao usar um dos dados para avançar com a escavadeira criando assim novas opções de alocação para os seus dados. 

Você aloca dados na sua base para realizar
as ações das instalações.

Uma vez que a fase de colocação e ações passa a nave mãe desce uma linha em direção a cidade e isso pode acarretar em ações como perda de pesquisa, a vinda de novas naves, colapso da base até chegar o momento em que a invasão se torna irreversível e se a nave mãe chegar a linha com a caveira você perde o jogo.

Você ganha a partida evitando a invasão subindo o seu nível de pesquisa até o último nível, mas a tarefa aqui não é nada simples, até porque você só vai conseguir atingir o valor exigido para a vitória se fizer a escavação completa da sua base, então as escolhas sábias de como utilizar os dados é importantíssima.

A coisa vai ficando bem tensa conforme
a nave mãe vai descendo.

Quando você já tiver achando que dá pra aguentar o tranco, a caixa traz uma campanha que te darão em média 10 partidas com componentes que vão sendo abertos conforme você avança na sua história e trazem personagens e cenários diferentes.

Under Falling Skies é um jogo bom demais, curiosamente eu não sou fã de jogos solo mas ele traz um setup rapidinho de se fazer então não me incomodou e a jogabilidade dele é muito legal além de ser um jogo bastante desafiador (já joguei 3 partidas e ainda não consegui vencer).

O capítulos da campanha vão sendo liberados 
com novos elementos para o jogo.
 

Nenhum comentário: