terça-feira, 16 de novembro de 2021

As Ruínas Perdidas de Arnak


Em As Ruínas Perdidas de Arnak os jogadores são exploradores atrás de valiosos tesouros nessa lendária ilha cheio de maravilhas e claro muitos perigos usando como mecânicas principais a alocação de trabalhadores e o deck building.

Colocamos na mesa um tabuleirão que mostra inicialmente a ilha com apenas 5 espaços para os exploradores e uma grande coluna onde iremos avançar nosso marcador de investigação garantindo ajudantes e pontos e cada jogador recebe o seu acampamento e uma mão inicial de 6 cartas e dois exploradores.

Uma partida de Arnak tem exatamente 5 rodadas e em cada uma delas vamos realizar uma série de ações até que todos os jogadores passem e uma nova rodada seja iniciada.

No seu acampamento ficam recursos, exploradores e os ajudantes.

Cada jogador no seu turno pode realizar uma dentre sete ações possíveis que são escavar um local, descobrir um novo local, vencer um guardião, comprar uma carta, usar uma carta, investigar e finalmente passar.

Ao ir escavar um local você pega o seu explorador e usa um "meio de transporte" para chegar ao local, no jogo temos locais de fácil acesso usando botas mas as vezes precisamos usar barcos e/ou carro (essa é uma das formas de usar as cartas da sua mão) e ao chegar ao local desejado você vai receber os recursos que estão mostrados lá.

Como disse lá no início, o jogo começa com apenas 5 espaços descobertos então durante a partida vocês vai usar a ação de descobrir novos locais para ter acesso a novos lugares para colocar o seu explorador, só que as coisas não são tão simples.

Você precisa escavar e explorar a ilha para conseguir recursos.

Ao descobrir novos lugares vemos que eles estão protegidos por guardiões que precisam ser derrotados para que o espaço fique realmente disponível para ser escavado nas rodadas seguintes e para derrotar esse guardião você vai usar os recursos que são conseguidos durante a partida.

A coluna de investigação é avançada com dois marcadores, um indica o seu estudo e o outro as anotações que são feitas, então com o primeiro marcador você ganha recursos e bônus e já com o segundo (que nunca pode avançar na frente do primeiro) você vai receber ajudantes que vão potencializar a sua rodada.

Mas novos locais são protegidos por guardiões que precisam ser derrotados.

Como todo bom jogo de deck building as cartas aqui são muito importantes, não só para ajudar a chegar aos locais de escavação mas também para trazer benefícios que serão usados quando você baixa essa carta.

O deck inicial tem funções simples mas você pode ir comprando cartas de itens melhores que vão para o se deck e que vão melhorar o seu desempenho durante a rodada e além dos itens temos as cartas de artefatos que são ainda melhores, mas tem custos para serem usadas (depois da primeira vez).

Em cada rodada em Arnak você sente que o jogo vai ganhando forma, as primeiras são rápidas e parece que você tem pouquíssimas opções de ação (e é bem por aí), mas conforme o jogo vai se aproximando do final você vai conseguindo transformar uma ação em outra e seu jogo vai ficando cada vez com mais opções, mesmo que as vezes não sejam suficientes para as suas pretensões.

Você precisa prestar bastante atenção na coluna de investigação.

Ao final da quinta rodada então o jogo acaba e vamos somar pontos de diversas formas, pela coluna de investigação, pelas peças de tesouro, ídolos, monstros derrotados e cartas e o jogador com o maior somatório é o vencedor.

As Ruínas Perdidas de Arnak é até o momento o meu jogo preferido de 2021, tem muitos caminhos que precisam ser percorridos e você não pode deixar de dar atenção a eles ou certamente fará uma pontuação abaixo dos coleguinhas mais atentos, além disso ele tem uma produção maravilhosa e o reflexo desse sucesso é que ele está sendo um sucesso de vendas na Devir.

Como em todo bom deck building as cartas são importantíssimas.
 

Nenhum comentário: