segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Cascadia


Cascadia é um jogue de colocação de tiles onde os jogadores vão precisar montar o melhor meio ambiente de forma a conseguir boas pontuações com os animais e com a maior extensão de cada um dos habitats do jogo.

No setup inicial separamos uma forma de pontuação para cada um dos 5 animais do jogo, além disso embaralhamos os tiles de habitat e colocamos as fichas com os bichos em um saquinho para que sejam sorteados durante a partida.

Cada jogador começa com um tile inicial de 3 hexágonos que abrangem todos os 5 tipos de habitat do jogo, em cada tile além da informação do habitat também temos ícones de um a três animais que poderão ser alocados ali durante a partida.

Você prepara as cartas de pontuação
e tem sempre abertos combos de tiles e fichas.

Na sua vez você vai comprar um "combo" dentre quatro que ficam expostos na mesa, esse combo é formado por um hexágono e uma ficha de animal, uma vez comprado você precisará colocá-los no seu meio ambiente e aqui começa as sacadinhas do Cascadia.

Você não tem limitações para colocar os tiles a única regra é de estarem adjacentes a algum previamente colocado em jogo, mas o lance é tentar ficar de olho em crescer os habitats pois ao final do jogo o jogador com maior área em cada um deles ganha pontinhos.

A ficha de animal você pode colocar em qualquer lugar do seu meio ambiente que tenha o ícone igual, lembrando que só pode haver uma ficha por hexágono e obviamente tentando garantir que a colocação siga os critérios das cartas de pontuação.

O lance é tentar posicionar os tiles
da melhor forma para pontuar.

Cada animal vai pontuar de uma forma diferente, estando sozinho, cercado por animais diferentes, em linha, então a sacada é tentar colocar tiles e fichas já pensando em ambas as pontuações.

Para mitigar um pouco esse lance do combo, existem tiles onde só tem um ícone de animal, ao colocar uma ficha nesses tiles você ganha um marcador de pinhão, você pode gastá-lo para ao invés de comprar o combo pronto pegar um tile e uma ficha que não estejam casados.

O jogo segue por 20 rodadas, ao final delas pontua-se cada uma das cartas de bichos e o controle de área de cada um dos habitats e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Depois das 20 rodadas você vai pontuar
por várias coisas, então fique ligado.

Ao jogar o Cascadia é difícil não compará-lo com o Planet, eles tem pegadas bem similares, mas enquanto o um é mais família com uma pegada de visão espacial muito maior (até por conta do planetinha em 3D) o outro é mais elaborado com você pensando no jogo para o final e não na pontuação imediata.

Eu curti o Cascadia, um jogo leve mas que entrega decisões interessantes e acho que se alguma editora trouxer ele para o Brasil tem chances de fazer sucesso como jogo de entrada. 

A produção final do jogo está bonitinha. Foto BGG.
 

Nenhum comentário: