sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Colecionando Ouro (Cinco Anos Depois)


Em 2016 eu fiz uma matéria reclamando dos preços dos jogos que estavam chegando a "absurdos" 70 dólares nos KS e na casa do 250 reais nos lançamentos brasileiros (aqui o link), hoje foi lançado no mercado um dos melhores jogos de 4X que eu já joguei, o Clash of Cultures, na bagatela de 1000+ e eu pergunto mais uma vez, como chegamos a isso???

Desde que eu comecei no hobby há mais de 15 anos que eu acompanho o crescimento tanto do mercado quanto do que o público em geral pede que o mercado lhe ofereça.

Em 2004/2005 você tinha jogos como Catan e Puerto Rico dominando o cenário com edições simples, pecinhas de madeira e caixas normais, até mesmo uma das grandes responsáveis pela mudança de paradigmas, a Fantasy Flight, tinha o Warcraft, the Boardgame e o Game of Thrones com pecinhas de madeira.

Na época em que todos se contentavam com pecinhas de madeira.

Então chega a Days of Wonder com seu Ticket to Ride cheio de trenzinhos, seu Shadow Over Camelot com miniaturas "finamente esculpidas" e o mercado começa a querer um pouco mais, eu quero que o meu trigo agora deixe de ser um cubo amarelo e vire um "bart simpson".

A já citada Fantasy Flight vira então e nos oferece a sua singela linha "coffin box" com caixas gigantescas cheia de pecinhas plásticas lindas, mas ainda assim na época custando na faixa dos 50 dólares, que foi o preço que eu paguei no Twilight Imperium 3 quando lançou.

Vivemos em harmonia crescendo o hobby (e nossas coleções) até a chegada do financiamento coletivo do Zombicide em 2013 e abrimos a porteira do inferno dos preços pois à partir desse ponto começamos a ter uma produção em massa dos componentes vindos da China e isso fez com que as editoras começassem a depender não só das suas ideias mirabolantes para os jogos mas também de uma produção que vem de navio e demora meses para chegar ao distribuidor.

Praticamente tudo agora vem assim, e os prazos e preços só aumentam.

Obviamente esses são apenas algumas coisas que influenciaram, temos crises de combustível que impactaram demais nos preços de matérias primas e para nós brasileiros ainda tivemos a desvalorização crescente do nosso real em relação ao dólar e dito isso tudo fica a questão, tá certo cobrar 1000+ por um jogo???

Certo não tá, justo não tá, eu tenho pra mim que NENHUM jogo vale mil reais, mas aí o que fazer vou deixar de participar do hobby que eu gosto tanto? 

Não amiguinho, aí que entra a parte mais legal do nosso hobby que é a parte social, pagar mil reais em um jogo eu acho um absurdo (meu teto de gastos hoje é metade disso) mas e seu eu dividir isso com a turma que vai jogar comigo?

 Deixamos de nos contentar com cubos e discos.

Possivelmente para jogar um jogo nessa faixa de preço você já pensou numa turma, então junte essa galera e compre todo mundo junto, se você quer ficar namorando ele na prateleira, combina que a tua parcela é maior e se um dia todos encherem o saco, vendam e partilhem a grana.

Hoje acho que a solução mais viável para preços que realmente estão fugindo da realidade do brasileiro médio assalariado e que tem o privilégio de ter tempo de escolher um hobby como o nosso.

Ainda acho que há no mercado opções de excelentes jogos a preços convidativos, tem uma Black Friday aí batendo a porta e pelo que eu tenho visto de alguns lojistas, tem promoções muito boas para pegar um jogo que já tá fora do hype sem precisar vender um rim, então galera, espero ter ajudado tanto a fazer vocês entenderem o que se passa no mercado quanto o que dá pra ser feito pra ter aquele jogaço que tá chegando mas tá carão.

Ainda podemos ter uma grande coleção, mas agora precisamos de alternativas.
 

Nenhum comentário: