sexta-feira, 28 de junho de 2019

Descubra Catan


O pessoal da Devir Brasil está com uma campanha via hashtag — #descubracatan — para as pessoas gravarem vídeos falando da sua experiência como jogador de Catan e quanto você gosta desse jogo.

Bem, como vocês já sabem, eu não sou muito bom com vídeos, então resolvi escrever essa postagem para explicar o quanto esse jogo é importante e a influência que ele teve nos últimos 15 anos da minha vida, trazendo não só diversão para minha mesa, como amigos que hoje são quase irmãos.

Por volta de 2000 e uns quebrados, um grande amigo meu me disse que tinha ouvido falar de um jogo novo revolucionário chamado Catan, ele me indicou o site Board Game Geek para que eu visse as regras e as peças e fizesse uma versão caseira dele.

 Meu Sapateiros de Catan, tenho essa versão até hoje.

Feita a versão, jogamos Catan tantas vezes quanto era possível, o jogo virou uma febre e jogávamos 3 ou 4 partidas seguidas, em todas as viagens lá estava o meu Catan na caixa de sapatos (depois "carinhosamente" apelidado Sapateiros de Catan).

Por conta do "vício" descobrimos uns sites onde era possível jogar online, e foi lá que eu descobri o grupo do Yahoo de jogadores aqui do Rio, que são o meu grupo dentro do tabuleiro mais antigo, e são pessoas hoje tão queridas.

Mas não para aí, por conta do Catan eu criei o meu site em 2007 e dele foi a primeira resenha, ainda engatinhando com pouco mais de um parágrafo.

 Durante a ABRIN com o lançamento oficial pela Grow.

Estive na ABRIN de 2011 quando a Grow anunciou o lançamento da versão nacional do jogo, fui Campeão Carioca do jogo em 2012 e fui para a final do Campeonato Brasileiro em São Paulo, num evento muito bacana organizado ainda por essa editora.

Joguei praticamente tudo que o Klaus Teuber lançou desde que eu conheci o cara, um autor maravilhoso de jogos como Domaine e Barbarossa, fora as diversas formas de explorar a marca Catan, que renderem (e rendem ainda) excelentes jogos, como pude citar num TOP 3 de Derivados de Catan feito recentemente.

Catan ainda é hoje o jogo que mais joguei na vida, contando as partidas presenciais e as virtuais com certeza foram pra mais de 500 vezes em que me vi precisando barganhar barro por ovelha.

Hoje, minha coleção de Catans está assim.

Hoje nas mãos da Devir, creio que o jogo vai ter a atenção que merece, e já vimos a versão do Game of Thrones chegando ao mercado e espero que a Starfarers e a Star Strek (além das diversas expansões do jogo base) cheguem logo para completar a família.

Acho que é isso, falar que Catan é responsável pelo renascimento dos jogos de tabuleiro no mundo, não é exagero, e por causa dele e da galera que lá atrás capinou um terreno fértil, mas maltratado, hoje conseguimos receber os jogos mais badalados do mundo com diferença de poucos meses.

Catan SEMPRE foi um amigo por perto!

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: