segunda-feira, 1 de novembro de 2021

New York Zoo


O grande Uwe Rosenberg é conhecido pelos joguinhos de fazenda que o consagraram, mas de uns tempos para cá ele também começou a fazer muitos jogos com poliminós e esse é o caso do recente New York Zoo que a Grok Games trouxe para o Brasil.

Nesse jogo somos administradores de um zoológico organizando os viveiros para os animais e as atrações e o administrador que conseguir fechar primeiro o projeto do seu zoo e o vencedor.

No setup cada jogador recebe a sua área de zoológico e dois bichos para colocar nos seus abrigos iniciais, no centro temos um tabuleiro formado por várias peças "tipo tétris" que são colocadas como um caminho por onde vai passar um elefante e é de onde tiramos as áreas onde ficarão os animais do zoo.

Você vai andando com o elefante pelos
espaços para realizar as ações.

Na sua vez o jogador vai andar com o elefante de 1 a 4 espaços e no espaço onde parar realizar a ação mostrada que pode ser ou pegar uma das peças para colocar no seu zoo ou pegar os animais mostrados (ou um qualquer).

Ao colocar uma das área para os animais no seu tabuleiro você obrigatoriamente precisa colocar um dos bichos que você tiver nos viveiros dentro dessa nova área para começar a preencher os espaços dele pois ao completá-los você terá direito a pegar uma das atrações para o zoo que ajuda a completar o seu zoo.

Já na ação de pegar os animais você pode colocá-los direto nas áreas destinadas a eles ou nos viveiros, ao colocar um animal direto na sua área caso você tenha um igual no viveiro pode colocar também dentro dessa área para andar mais rápido para completá-la.

O lance é tentar encher as áreas dos animais
para conseguir as atrações.

Além dessas duas ações o caminho do elefante também tem a ação de reprodução dos bichinhos, ao passar por ela em todos os zoológicos os animais daquele tipo se reproduzem em até duas áreas (obviamente se já tiverem pelo menos dois deles no espaço).

O jogo segue nessa pegada com os jogadores tentando completar logo as áreas dos animais para pegar as atrações que ajudam a completar o zoo e assim que o primeiro jogador fechar o seu zoológico o jogo acaba sendo ele o vencedor.

New York Zoo é um jogo bacana, eu sou fã de jogos "tipo tétris" e ele é um dos que eu vou querer jogar mais vezes para tentar jogar melhor, o fato de terem os meeples de bichinhos faz com que ele visualmente seja bem bonito e com certeza vai agradar aos fãs desse tipo de jogo.

Quanto mais atrações você conseguir,
mais rápido completa seu zoo.
 

Nenhum comentário: