quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Fazendinha


É primavera e você vai aproveitar uma competição regional para dar aquela caprichada e deixar a sua Fazendinha mais linda do que a da concorrência.

Lançado recentemente pela Adoleta Jogos esse é um jogo infantil que apresenta bem as mecânicas de colocação de tiles e cerco de área de forma simples e lúdica e ainda assim com uma dose bacana de decisões a serem tomadas.

Inicialmente cada jogador vai receber um tile inicial da sua fazenda, é aberto um mercado com quatro tiles para serem comprados e temos um curral (na própria caixinha do jogo) com os animaizinhos que vão entrar no jogo durante a partida.

Você tem um mercado de tiles e o curral com os bichinhos.

Na sua vez o jogador compra uma das quatro cartas dispostas no mercado e coloca na sua Fazendinha ou pega fichas do animalzinho que está indicado para colocar em um dos espaços que você tenha disponível.

O tile de fazenda tem além do espaço para os bichinhos outras duas informações importantes, as cercas e os milharais.

Os milharais cercados (sem bichinhos comendo tudo) no final do jogo vão render bons pontos para os jogadores e as cercas servem para proteger os bichinhos da fazenda dos ataques dos lobos.

Sua Fazendinha vai aumentando com bichinhos e milharais.

Conforme os jogadores vão abrindo novos tiles, pode acontecer de um tile de lobo ser aberto, nesse momento o jogo dá uma parada e vamos verificar em todas as fazendinhas quais animais do tipo que está mostrado na carta estão desprotegidos, nesse caso os bichinhos "fogem" e os jogadores perdem as fichinhas.

O jogo termina quando todas os tiles para serem comprados acabarem e os jogadores contam pontos pelas fichas de bichinhos e pelos milhos cercados, quem tiver a maior pontuação é o melhor fazendeiro.

Como eu disse lá em cima, o Fazendinha é um excelente jogo para mostrar aos pequenos os conceitos de colocação de tiles e tem o esquema de proteger os bichinhos e cercar os milhos que fazem dele um jogo inteligente sem ser muito complicado para a mulecada.

Mas tome cuidado, quando o lobo chegar!
 

Nenhum comentário: