quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Arboretum


Arboretum é um jogo de cartas onde os jogadores precisam criar caminhos com espécies de árvores para conseguirem suas pontuações, mas as coisas não são tão simples pois se você gastar suas cartas para formar esse caminho talvez não consiga ter cartas para garantir que ele seja pontuado. Confuso? Nós explicamos.

O jogo é composto por 10 "naipes" de cartas com um cor e um tipo de árvore e numeradas de 1 a 8, conforme a quantidade de jogadores uma quantidade pré determinada de naipes será utilizada, uma vez definida essa quantidade embaralham-se as cartas e são distribuídas 7 para cada jogador.

Na sua rodada o jogador da vez compra 2 cartas que podem ser tiradas do monte principal (fechada) ou das pilhas de descarte dos outros jogadores, uma vez compradas as cartas você precisa baixar uma delas e então jogar uma fora na sua pilha de descartes.

Você baixa cartas para formar seu caminho, mas precisa guardar umas para pontuar.

A colocação das cartas é bem simples à partir da primeira colocada à sua frente as outras devem encostar ortogonalmente nessa primeira, mas o grande lance aqui a ser observado é como essa colocação vai impactar a sua pontuação ao final do jogo.

Em Arboretum a pontuação é um pouco diferente do usual, os jogadores vão colocando as cartas para formar caminhos em ordem crescente com os naipes das árvores, não necessariamente esse caminho será formado apenas com o mesmo tipo de árvore mas para que ele pontue é necessário que a primeira e a última carta sejam do naipe a ser pontuado.

O lance aqui é que quando se esgota o baralho principal o jogo acaba e vamos verificar cada naipe para ver quem tem o direito de pontuá-lo, para isso você precisa ter em mãos o maior somatório daquele naipe, isso te dá o direito de ganhar os pontos pelo seu caminho.

Você compra cartas tanto do deck central quanto do descarte dos amiguinhos.

Então você pontua a quantidade de cartas do caminho com direito a uns pontinhos extras caso tenha à partir de quatro cartas do mesmo naipe (e somente dele), também se seu caminho começar com a número 1 e/ou se terminar na carta 8.

Parece complicado a princípio mas depois que você entende como isso funciona o jogo fica bem interessante e começa a ter outras camadas como segurar cartas que o amiguinho faria uma boa pontuação só pra ser o vencedor daquele naipe e dar uma pernada nele.

Arboretum parece um filler mas acaba sendo um pouco mais cabeçudo, a caixinha esconde um jogo interessante mas que pode dar a falsa impressão de ser um jogo leve, mas para quem curte jogos inteligentes pode ser uma boa pedida.

Só vale o caminho em ordem crescente com a primeira e a última cartas do mesmo naipe.
 

Nenhum comentário: