segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

For Sale


Lançado originalmente lá fora em 1997, For Sale já é um daqueles grandes "novos clássicos" e que chega agora ao Brasil numa versão lindona com direito a expansão Conselheiros já inclusa nessa caixinha.

Esse é um jogo de leilão onde primeiro vamos gastar nosso rico dinheirinho comprando propriedades imobiliárias que variam desde caixas de papelão até prédios luxuosos e depois vamos especular para ganhar mais dinheiro.

O jogo base tem duas fases distintas, na primeira fase vamos abrindo prédios (iguais ao número de jogadores) em cada rodada, então os jogadores vão começar a dar lances em dinheiro para adquirir o de maior numeração (que vão de 1 a 30).

Você vai dando lances para tentar pegar o melhor dos prédios da rodada.

O jogador que não quiser entrar numa disputa mais acirrada por determinado prédio pode passar e ao fazer isso pega de volta metade de algum lance que já tenha dado e o prédio de menor valor dentre os que estão sendo leiloados naquela rodada e assim vai até que o maior lance leve o prédio mais valioso.

Essa fase roda dessa forma até que todos os prédios tenham sido leiloados e assim podemos começar a fase onde os prédios da mão de cada jogador irão lhes render valiosos (ou nem tanto) cheques.

Novamente serão abertos cheques iguais a quantidade de jogadores na partida, esse então escolhem secretamente um dos prédios na sua mão e colocam escondidos na mesa, quando todos tiverem feito isso eles são abertos e pela numeração dos prédios o mais valioso pega o melhor cheque e assim por diante.

O jogo finalmente termina assim que todos os prédios são vendidos, contam-se então os cheques de cada jogador e algum dinheiro que você tenha conseguido economizar lá na primeira fase e quem tiver o maior somatório é o vencedor.


Depois, de posse dos prédios, tenta pegar os checões mais valiosos.

A expansão dos Conselheiros que acompanha o jogo dá uma dinâmica nova criando uma fase nova onde gastamos o dinheiro contratando esses conselheiros para depois com eles conseguirmos os prédios para finalmente pegarmos os cheques.

Os conselheiros também tem poderes especiais que funcionam que podem funcionar em cada uma das três fases do jogo, mas eu confesso que a expansão torna um jogo que é para ser super dinâmico numa pegada com mais coisas para se pensar e eu particularmente não curti tanto.

Mas o jogo base do For Sale esse sim é um daqueles fillers que eu duvido que você jogue uma partida só, ele é rapidinho, divertido e com umas furações de olho interessantes durante os leilões e como já falei lá no início essa versão da Paper Games está muito lindona.

A expansão dos conselheiros traz uma nova fase ao jogo.
 

Nenhum comentário: