segunda-feira, 25 de abril de 2022

Libertalia : Os Ventos de Galecrast


Em Libertalia : Os Ventos de Galecrest os jogadores são capitães de navios piratas em busca das melhores pilhagens e apesar de todos terem a mesma tripulação saber usar a habilidade dos seus piratas no momento certo podem lhe rendem maiores lucros.

O jogo usa um baralho com 40 personagens e em um mapa central marcamos os dias das viagens e onde colocamos os marcadores de espólio que serão conseguidos durante a partida.

Um dos jogadores fica responsável por embaralhar e definir quais tripulantes serão usado em cada um dos três dias de viagem, sorteando assim seis cartas e dizendo aos outros jogadores quais piratas fazem parte da sua tripulação.

A tripulação dos navios é igual, mas o momento de usar as cartas vai de cada capitão.

Cada dia de viagem tem uma quantidade de dias (turnos) a serem jogados, então no início de um dos dias de viagem todos os jogadores escolhem secretamente um dos seus tripulantes e quando todos tiverem feito isso os piratas são revelados e colocados no tabuleiro para seus efeitos serem resolvidos.

Aqui começa a grande sacada em Libertalia, apesar de todos terem os mesmos piratas você vai analisar bem como pretende usá-los pois cada uma das 40 cartas tem habilidades diferentes, algumas combam com outras e algumas vão funcionar em momentos chave da partida.

A resolução das cartas é resolvida em três momentos, na manhã geralmente acontecem a maioria dos efeitos e eles vão mexer bastante com o fluxo do jogo, ao anoitecer é quando os piratas (que ainda estiverem em jogo) vão recolher fichas de espólio e voltar para o navio e na noite as cartas que tiverem algum efeito serão resolvidas.

A cada dia de viagem, uma disputa acirrada pelo espólio da vigem.

Ao final da quantidade de dias daquela viagem (4, 5 ou 6 dependendo da rodada) são resolvidos efeitos das âncoras, todo o dinheiros conseguido é salvo nos baús e marcadores de espólio e piratas usados são descartados para uma nova viagem, ao final da terceira quem tiver mais dinheiro em seus cofres é o vencedor.

Libertalia é uma reimplementação de um jogo de 2012 (com o mesmo nome) mas aqui a equipe do James Stegmaier deu um boost interessante colocando mais personagens, criando a trilha de reputação que resolve os desempates e dá umas moedinhas, as fichas de espólio que agora tem efeitos e o automa, uma coisa que acompanha todos os jogos da Stonemaier Games além é claro do ganho visual e de componentes.

Ele é um jogo que quanto mais vezes você jogar, mais rápida serão as partidas, funciona bem em até seis jogadores e tem umas pernadas bem divertidas entre os jogadores, ele tá ali naquela categoria de jogos leves para se jogar enquanto rola a pizza e a cervejinha com os amigos.

A trilha de reputação, umas das adições feitas para essa nova edição do Libertalia.
 

Nenhum comentário: