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Criado em 2004 pela Hasbro, o Heroscape é um sistema de jogo que engloba miniaturas bacanas, tabuleiro modular, dados, exércitos com diferentes características e muitas expansões. Enfim, um prato cheio para os ameritrashers e para os fãs de colecionáveis.
O grande barato do Heroscape é a forma como tudo é composto. Os autores (Craig Van Ness / Rob Daviau / Stephen Baker) partiram da premissa em que tudo é permitido, então temos orcs, elfos, samurais, soldados da guerra civíl, da 2ª guerra, dinossauros, super-herois, demônios, anjos todos juntos numa batalha pela sobrevivência.
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Você não tem limites na hora da criação dos cenários. Foto BGG.
O sistema do jogo é extremamente simples e funcional. A primeira coisa a ser feita é montar o cenário, para isso contamos com peças plásticas que encaixam e formam lindos mapas 3D. O mais bacana nisso é que você não tem limites para suas criações podendo fazer mapas gigantes ou apertados dependendo da sua idéia pro jogo.
Depois temos os personagens, a montagem dos exércitos pode ser por setups pré-determinados ou através de draft de peças. Nesse segundo caso escolhe-se um máximo de pontos a serem utilizados e os jogadores alternam na escolha das figuras.
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Cada unidade tem sua "status-card" com tudo que você precisa. Foto BGG.
Exércitos e mapa prontos, vamos ao jogo. Cada jogador tem 3 ações por turno, todos colocam marcadores nas cartas de status da unidade que você quer mover (temos 3 marcadores e um de engodo), e vamos abrindo na ordem.
As unidades movem e atacam. Simples assim. Os detalhes ficam por conta de elevação de terreno, habilidades especiais, linha de tiro e afins. E essa é uma das graças do jogo, saber montar legal seus exércitos conhecendo as habilidades que cada unidade pode te proporcionar.
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As minis são de um detalhamento impressionante. Foto BGG.
Ganha aquele que cumprir o objetivo primeiro (geralmente o de detonar o adversário).
As partidas costumam ser bem dinâmicas e a diversão é garantida. Fora a beleza de todo o conjunto, com certeza quem vê as miniaturas fica bobo com a qualidade delas. Enfim, um tiro certo pra quem curte o que eu chamo de "vício dentro do vício", pois à partir do momento que você começar a jogar Heroscape, vai querer sempre mais unidades e mais elementos para seu novo "brinquedinho".
5 comentários:
Excelente resenha, Cacá. Como sempre.
Apesar de ainda não ter jogado, a matéria tirou algumas de minhas dúvidas.
Vou cuidar de encomendar uma cópia com o Fel.
abrax.
Show de bola mesmo...
E como funciona o sistema de dados do jogo? li em algum lugar que o nível de ataque e de defesa tem a ver com a quantidade de dados jogados? como assim? quantos dados vem no jogo?
Grande abraço e saudações rubro-negras!
Grande Flávio... os dados funcionam no seguinte esquema, são d6 onde 3 faces são ataque, duas defesa e uma em branco...
No satus-card da unidade diz a quantidade de dados a serem rolados, tanto para ataque, quanto pra defesa...
No combate confrontam-se essas rolagens, para cada "caveirinha" que aparecer tem que ter um "escudo" pra defender, não tendo, toma dano... Simples assim...
Fala Leandro, no Castelo eu vou levar e montar uma mesa bacana de Heroscape pra mostrar à galera...
Abraços a todos...
Esse jogo tá numa wishList, e como, comentou um colega em sua resenha, remete aos tempos de Forte Apache!
Abraço!
Fala Rafael...
Cara, é verdade, você fica montando os cenários, lendo as fichas das unidades, separando as paradas...
É tudo muito "quando eu era muleque"... O problema é saber a hora de parar de gastar dinheiro com ele... hehehehheh...
Abraços,
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