segunda-feira, 14 de abril de 2025

TOP3 : Vlaada Chvátil


Tava sumido (e desanimado pra escrever) mas com a notícia de que o grande Vlaada Chvátil é um dos convidados para a edição desse ano do Diversão Offline resolvi dar as caras e escrever um TOP3 do cara.

Por ser um autor super versátil resolvi trazer nesse TOP um jogo leve, um médio e um pesado que são os meus preferidos e já vou avisando que Through the Ages apesar de ser quase uma preferência unânime dele, não vai estar na minha lista (inclusive ele tá na minha lista de jogos que eu deveria jogar mas não consigo — link).

Na categoria "peso leve" vou colocar o Condenames, um jogo para grupos grandes onde dois times precisam baseados nas dicas que um orador vai passando, adivinhar a posição das cartas da sua cor dentre as 25 que ficam dispostas na mesa.

Mas existe um twist bacana nesse jogo, uma das 25 cartas pode acabar com o jogo imediatamente dando a vitória ao time adversário, então as vezes as dicas precisam ser passadas de forma muito cuidadosa para não corrermos o risco de dar a vitória de mão beijada aos outros jogadores.

No "peso médio" entra um dos jogos que eu mais joguei do Vlaada e um dos que ainda me diverte muito até hoje (volta e meia jogo no iPad) que é o Galaxy Trucker.

Nesse jogo somos pilotos que precisam levar cargas entre planetas, mas a maior graça do jogo está na primeira parte dele onde montamos a nossa nave com as peças que ficam disponíveis na mesa numa grande "bagunça" para que tudo esteja encaixado direitinho dando espaço pra carga, nos protegendo de acidentes (que são muitos) para então fazermos nossas viagens.


Fazer sua nave é a parte mais legal do Galaxy Trucker.
 
O Galaxy Trucker já teve algumas expansões que acrescentam coisas mais divertidas, o manual dele é um dos meus preferidos de ler com uma arte muito legal e um texto claro e descontraído (o que costuma ser uma marca registrada do Vlaada).

Agora no "peso pesado" um jogo que está há anos no meu TOP5 de todos os tempos o excelente Dungeon Petz.

Aqui somos donos de pet shops mas com um diferencial, nossos "bichinhos" são criados e vendidos para donos de masmorras, então as criaturinhas fofinhas vão acabar crescendo e se tornando monstros terríveis, mas para isso precisam ser muito bem cuidados.

Isso passa por uma alimentação balanceada, gaiolas sempre limpinhas e claro distrações para que os bichinhos não fiquem tristes nem doentes.


Fácil um dos jogos mais bacanas que eu já joguei em todos os sentidos.

Dungeon Petz quando saiu explodiu minha cabeça, a seleção de ações dele é brilhante e era muito diferente pra época e até hoje acho todo o processo de escolha de ações, arrumação e manutenção dos bichinhos e até o processo de venda deles uma coisa muito legal.

Todos os três chegaram no Brasil em algum momento (embora as expansões nunca tenham vindo para os mais pesadinhos) e ficam aí as dicas para quem quiser conhecer um pouco do trabalho super versátil desse que é um dos meus autores preferidos.


Quem não iria querer tem bichos tão fofinhos na sua masmorra??
 

Nenhum comentário: